MENU

15/07/2021 às 22h10min - Atualizada em 15/07/2021 às 22h10min

Motoristas sujões poderão ser flagrados por câmeras de videomonitoramento

Infratores podem ser penalizados com multas previstas no artigo 172, do CTB

Gil Carvalho
Ascom/PMI
Novas câmeras de videomonitoramento foram instaladas para flagrar motoristas sujões em Imperatriz - Foto: Setran
 
Com objetivo de coibir motoristas, e demais usuários a não jogarem lixo, entulho e outros resíduos às margens das rodovias, terrenos ou via pública, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, através do setor de videomonitoramento, instalou nesta semana em pontos estratégicos da cidade mais oito novas câmeras de segurança eletrônica.

Ação faz parte da campanha “Eu Curto a Cidade Limpa” lançada pela Prefeitura de Imperatriz, visando conscientizar a população para preservação ambiental, evitando despejar lixo doméstico e entulhos em terrenos e vias públicas. “Falta de educação aqui não; cidade limpa, povo educação”, diz slogan da campanha.

Além disso, o circuito de videomonitoramento instalado próximo às margens dos riachos que cortam a cidade, visa identificar veículos e pessoas que estejam obstruídos os córregos e prejudicando o sistema de drenagem provocando entupimentos e alagamentos durante o período chuvoso.

O coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel, explica que o sistema de videomonitoramento funciona 24 horas e utiliza câmeras de alta resolução e qualidade de imagens para captar motoristas sujões infratores. “A multa para motoristas sujões está prevista no Código de Trânsito Brasileiro em dois artigos: 172 e o 245”, emenda.

Segundo ele, a legislação disciplina que “atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias é uma infração média, com aplicação de multa”. Além disso, o CTB coibir motoristas que utilizam a via para depósito de mercadorias, matérias ou equipamentos, sem autorização do órgão ou entidade de trânsito. “Essas novas câmeras ajudarão a coibir que suja a cidade e, ainda, contribuirá com a melhoria da segurança pública”, reitera.
 

Locais que foram instaladas novas câmeras de videomonitoramento
1 - Avenida Ribamar Fiquene (via de acesso à Praia do Cacau)
2 - Rua Iracema com Rio Branco (próximo a faculdade Pitágoras)
3 - Rua Rafael de Almeida (próximo ao Mix Mateus, no Bacuri)
4 - Avenida Ceara com Antônio de Miranda (Timbira shopping)
5 - BR-010 muro 50 BIS (Ao lado antiga Chevrolet)
6 - Rua Rui Barbosa com Iracema (por trás faculdade Pitágoras)
7 - Rua São Bento com Rio Grande do Norte (fundo do prédio da antiga Embratel)
8 - Avenida Liberdade (muro da Infraero, Morada do Sol)

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »