MENU

15/07/2021 às 19h12min - Atualizada em 15/07/2021 às 19h12min

169 anos de Imperatriz: indústria contribui positivamente com PIB e geração de emprego e renda

A indústria é o segundo maior setor que mais emprega no Estado

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Foto: Divulgação
 
A cidade de Imperatriz destaca-se no contexto estadual por ter uma economia forte, diversificada e multisetorial, ocupando o segundo lugar de destaque na economia do Maranhão. O setor industrial, contribui positivamente com 26,9% de participação do Valor Adicionado Bruto a preços correntes e com a geração de emprego e renda, de acordo os dados mais recentes de 2018. E no cenário atual, a indústria juntamente com setor de serviços representa mais de 99,5% do VAB (incluindo a Administração Pública) da cidade, que ganha destaque pela localização estratégica com os estados do Pará e Tocantins.  

“Temos uma cidade pujante e bem representada pela classe empresarial dos mais diversificados setores que aqui investem e contribuem para desenvolvimento municipal e os índices de empregabilidade. A força desse setor é evidente, já que no Maranhão, a indústria responde por 18,5% do PIB, e a construção civil é um dos setores com peso significativo na formação do PIB e do emprego”, destaca o 1ºvice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar. 

Na cidade, a presença da indústria se torna forte e bem diversificada concentrando setor de móveis, metalmecânica, alimentícia, construção civil, além da Suzano, indústria de papel e celulose inaugurada em dezembro de 2014, com capacidade de produção de 60 mil toneladas de papéis sanitários e 1,65 milhão de toneladas de celulose por ano.  

O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, destaca que mesmo em meio a pandemia, Imperatriz consegui se sobressair. “ Tivemos aumento significante do PIB e tivemos muito mais admissão do que demissão mesmo diante desse cenário pandêmico. A indústria tem uma parcela de contribuição significativa por gerar postos de trabalhos e por investir na cidade. ” 

Neste contexto, fica evidente a força econômica e a importância da indústria para o crescimento e desenvolvimento da cidade. Em Imperatriz, a indústria tem seu marco a partir dos anos 2000 e passa ganhar expressividade a partir da chegada da Suzano.  

“Imperatriz é uma cidade dinâmica, forte e de muitas oportunidades e nós, da Suzano temos orgulho de fazer parte desta história de desenvolvimento e crescimento. Desde a nossa chegada, em 2014, geramos mais de 6 mil empregos diretos e indiretos - sendo 70% de mão de obra local, participamos do crescimento no PIB per capita em 71%, e beneficiamos mais de 213 mil pessoas por meio de projetos sociais. Em 2020, mesmo em um cenário de pandemia, mantivemos parcerias comerciais com mais de 570 fornecedores do estado, gerando cerca de 1 bilhão em transações comerciais”, ressalta o gerente Executivo Industrial da fábrica da Suzano em Imperatriz, José Wilhelms Ventura. 

No Maranhão, também é possível notar a relevância deste setor que atualmente conta com mais de 4 mil estabelecimentos industriais e cerca de 74.593 trabalhadores segundo informações do Perfil das Indústrias nos Estados, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). Quando se trata de setores, os números mostram que os principais setores são o da Construção (24,2%), serviços industriais de utilidade pública (29,5%), metalurgia (19,7%), Celulose (10,4%) e Alimentos (3,6%). O Estado também é o décimo segundo colocado em exportações industriais do País sendo este setor responsável por 56,5% das exportações efetuadas pelo estado.  

“Faço parte do segmento de móveis, estofados e muito nos alegra ver o desenvolvimento da cidade que conta com grandes indústrias e contribui significativamente com o município. Motivo de orgulho termos sede da nossa fábrica aqui e podermos empregar centenas de imperatrizenses”, ressalta o diretor da Topázio, Carlos Geisel.  

O engenheiro, empresário e presidente do sindicato das Indústrias da Construção Civil do Oeste do Maranhão (Sinduscon Oeste), Roberto Alencar, também destaca a grandeza e força econômica da cidade. “ A FRP engenharia também se orgulha por investir em Imperatriz. Desde 2008, apostamos nessa cidade, e aqui já construímos diversos edifícios comerciais e residenciais que contribuíram para modernização e desenvolvimento da cidade”.  

CAPACITAÇÃO DE MÃO DE OBRA- Na capacitação da mão de obra e como principal aliado das indústrias neste quesito, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), entidade do Sistema FIEMA, presente em Imperatriz desde 1979, segue capacitando jovens e adultos para atuarem nas indústrias imperatrizenses. A grande maioria dos alunos capacitados já são logo contratados pelas próprias indústrias demandantes. Nos últimos cinco anos, o SENAI Imperatriz, já certificou e mudou a vida de cerca de 15 mil pessoas em diversas áreas da indústria, que foram inseridas no mercado de trabalho, tiveram sua primeira oportunidade profissional ou se tornaram empreendedores. 

EDUCAÇÃO, SAÚDE E LAZER- Como a indústria é formada por pessoas, o Serviço Social da Indústria (SESI), também tem um papel relevante por contribuir positivamente com as indústrias com serviços de saúde ocupacional, odontológica, segurança do trabalho, promoção da saúde onde estão inseridas as ações de atividades físicas, ginástica laboral, hidroginástica, natação, funcional, realização de torneios, entre outros. Além de ofertar para filhos de trabalhadores da indústria e comunidade, educação básica do maternal ao o terceiro ano do ensino médio. Presente em Imperatriz desde 1974, o SESI, nesses últimos cinco anos, o SESI já formou cerca de 450 crianças e jovens que concluíram o ensino fundamental e médio. 

 “Imperatriz é uma cidade com grande expressividade do setor industrial, contribui não só com os índices de desenvolvimento do Maranhão, mas também do país, por concentrar diversos setores da indústria. Sabemos da força econômica e empresarial dessa cidade que conta com grandes empresários maranhenses que investem e contribuem para mudar nosso estado. E por isso, deixo aqui a minha admiração e parabenizo a todos que fazem parte do desenvolvimento dessa cidade”, finaliza o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »