MENU

13/07/2021 às 19h11min - Atualizada em 13/07/2021 às 19h11min

Diocese de Carolina entrega respiradores e remédios enviados pelo Vaticano aos municípios de Montes Altos, Estreito e Carolina

Dom Francisco Lima Soares fez a entrega pessoalmente dos equipamentos e medicamentos nos municípios, começando por Montes Altos na tarde da última sexta-feira(9).

João Rodrigues
Foto: Divulgação
 
Montes Altos  – Dois respiradores portáteis de última geração e caixas de remédios para vários tipos de doença foram entregues pela Diocese de Carolina à direção da Casa Alívio do Sofrimento, hospital que atende pelo sistema público de saúde em Montes Altos. As doações vieram do Vaticano para a Diocese de Carolina, que os doou para os municípios de Montes Altos, Estreito e Carolina.

“O Papa Francisco fala do tempo de cuidar, neste tempo que nós estamos vivendo a pandemia, mas sonhando que ela possa desaparecer e em um gesto de preocupação com muitos países do mundo se lembrou da Diocese de Carolina e Monte Altos também foi contemplado”, reconheceu.

O bispo de Carolina lembrou que o gesto acontece no momento em que o pontífice se após ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica para se livrar de uma doença rara no sistema digestivo.

O diretor clínico do Hospital Casa Alívio do Sofrimento, Alan Silva Ferraz, disse que as doações são muito importantes para o município que nunca em sua história teve equipamentos deste nível.

“Falando de forma técnica, os equipamentos são ventiladores mecânicos de muita importância para atender a população durante a pandemia, mas não só devido a pandemia. Quem geralmente precisa de ventiladores mecânicos são pacientes graves que precisam ser entubados”, disse o médico.

Com os aparelhos, segundo o médico, a vida dos pacientes estará mais protegida.

“O melhor de tudo é que são ventiladores mecânicos de transporte que podem ser acoplados a um cilindro de oxigênio e transportar, diferentes dos ventiladores clássicos. Com isso é possível levar um ventilador desse a um determinado local e utilizá-lo num paciente que é transportado para um serviço de referência mais próximo”, observou o médico.

 O Hospital Casa Alívio do Sofrimento foi criado pela Igreja, integra do complexo eclesial de Santa Ana e funciona em parceria com o município para atender pacientes de baixa e média complexidade.

 “Com a aquisição dos respiradores nós vamos subir mais um degrau no grau de complexidade dos pacientes, tendo em vista que são equipamentos que são usados com pacientes graves. Esperamos um dia não usar, mas se for preciso nós vamos estar preparados”, avaliou Alan Ferraz, acrescentando que a ajuda da Diocese de Carolina por meio do Vaticano é muito importante e vai servir não apenas para Montes Altos, mas para municípios da região.

 “Em comunhão queremos agradecer ao Papa francisco pelas doações porque numa ambulância, um de nossos irmão já pode ir recebendo atendimento até chegar num centro de alta complexidade. São doações de máxima importância para nosso povo”, finalizou Dom Francisco.

 O prefeito Domingos França(PTB), disse que o  momento é só de alegria e gratidão pelos equipamentos e remédios e fez questão de agradecer o Papa Francisco pelas doações, além de Dom Francisco e padre Luzimar Moura, pároco da paróquia de Nossa Senhora de Santana.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »