MENU

08/07/2021 às 19h03min - Atualizada em 08/07/2021 às 19h03min

Operação da Polícia Federal apreende carros antigos de colecionador de Codó

Veículos tinham sido adquiridos com dinheiro desviado de verbas federais destinadas ao combate da Covid-19

Dema de Oliveira
Policiais federais durante a operação ‘Alinhavados’ ontem, em Codó - Foto: Divulgação/PF
 
A Polícia Federal do Maranhão apreendeu pelo menos três carros antigos, considerados artigos de luxo, em Codó, durante a operação Alinhavados, na manhã desta quinta-feira (8). De acordo com a corporação, os veículos foram comprados com dinheiro desviado dos recursos de combate à Covid-19.

A PF identificou um grupo criminoso estruturado que promoveu fraudes à licitações e irregularidades contratuais junto à Secretaria de Saúde de São Luís. A polícia estima que mais de R$ 3 milhões de reais foram desviados das verbas federais enviadas pelo Ministério da Saúde para o combate à pandemia em 2020.

“Restou constatado que o grupo criminoso utilizou diversos mecanismos de fraudes para maquiar as irregularidades dos certames licitatórios”. Além de anular o caráter competitivo das licitações, análises da Controladoria Geral da União também apontou superfaturamentos e simulação de vendas, o que gerou esse prejuízo milionário para os cofres públicos.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados para apreensão de bens, além de bloqueio de contas e outras medidas definidas pela justiça. Além de Codó, no Maranhão, a Polícia Federal também cumpriu mandados em Brasília/DF e Boa Vista/RR.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...