MENU

07/07/2021 às 20h00min - Atualizada em 07/07/2021 às 20h00min

“Nenhum outro estado tem um volume proporcionalmente de investimentos maior que o do Maranhão”, afirma Clayton Noleto

Elainy Castro - Sinfra
Clayton Noleto, durante entrevista à Rádio Timbira - Foto: Divulgação
 
Em entrevista ao programa Comando da Manhã, da Rádio Timbira, o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, conversou com o radialista Gilberto Lima sobre as obras que estão em andamento no Maranhão, nas áreas da saúde, educação, além das rodovias que estão sendo construídas e recuperadas.

Durante o diálogo, Noleto lembrou a vistoria realizada na última segunda-feira (5), no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em Coroatá. Segundo o gestor da pasta de Infraestrutura Estadual, estão em fase final também as unidades em Santa Luzia do Paruá e Amarante. Até o final de 2021, serão 13 novos IEMAs concluídos e entregues.

Rodovias

Ao ser questionado sobre a MA-006, o secretário explicou as etapas da obra. A MA-006 é um corredor de transporte do estado que inicia no município de Alto Parnaíba, passa por Tasso Fragoso, Balsas, segue para o entroncamento da BR-230 com Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Arame e também alcança Buriticupu.

“Nós estamos trabalhando em trechos, como em Balsas e Tasso Fragoso, a obra está em fase avançada e já beneficiando os produtores da região. Também começamos a recuperação do trecho entre Grajaú e Formosa da Serra Negra para iniciar as obras de restauração, serão 40 quilômetros neste trecho, e na próxima semana iniciaremos os serviços de Formosa da Serra Negra até o Km 40, onde serão mais 40 quilômetros, totalizando 80 quilômetros de restauração. Temos, ainda, um trecho entre Arame e Buriticupu, em que estamos trabalhando, de modo que a MA-006 seja atendida por meio das obras autorizadas pelo governador Flávio Dino”, afirmou.

O secretário também destacou as ações do Programa Mais Asfalto. A parceria com os municípios tem resultado em vias urbanas pavimentadas. Em Buriticupu, por exemplo, a Sinfra mantém os serviços junto à prefeitura urbanizando as avenidas da cidade.

A Secretaria de Infraestrutura também atua em outros trechos que estão em andamento ou em fase de conclusão, como a estrada entre Santa Luzia e Altamira, o trecho entre Codó a Triângulo, além da via que liga Lagoa do Mato ao povoado Gavião. Segundo Noleto, a Sinfra está em vias de concluir a estrada entre Bom Jardim e São João do Caru, e trabalha na via que vai de Santo Amaro à cidade de Primeira Cruz. Isso sem contar os acessos à ponte Pericumã, tanto do lado de Central, quando do lado de Bequimão, que devem ser entregues no final deste ano.

Ponte Central Bequimão

Sobre a ponte, a cábrea, que é a plataforma com o guindaste, chega nesta quinta-feira (8) a Pericumã para iniciar o içamento das vigas e lançar sobre as fundações. Logo após, começarão os serviços de acabamento das conexões das vigas. A entrega prevista é para o final do segundo semestre de 2021.

Para o secretário Clayton Noleto, a ponte significa desenvolvimento. “A ponte representa aumento no turismo; escoamento da produção, já que o local é uma região de pescado; significa acesso aos serviços públicos e direito de ir e vir das pessoas, além de maior mobilidade e mais desenvolvimento econômico com justiça social”, afirmou. 

Investimento em saúde

A Sinfra trabalha, atualmente, na construção do Hospital da Ilha, a reforma e ampliação do Hospital da Criança, e o Hospital em Pedreiras junto à Unidade Mista do Maiobão, que será uma maternidade.
“Estamos trabalhando para manter uma rede de saúde que atenda todas as regiões do estado. 

Nós inauguramos hospitais em Pinheiro, Caxias, Santa Inês, Balsas, Chapadinha, Imperatriz, Santa Luzia do Paruá, Lago da Pedra, São Luís, além de UTIs em Grajaú, Barreirinhas, e a criação de policlínicas”, ressaltou Noleto.

O secretário aproveitou para destacar o investimento que o Governo do Maranhão tem feito em diversas áreas. “Quando você faz o somatório de todos os investimentos para serem entregues que estão sendo feitos neste segundo semestre, ultrapassa a casa de R$ 1 bilhão, tenho certeza absoluta que nenhum outro estado tem um volume proporcionalmente de investimentos maior que o do Maranhão”, afirmou.

Ainda segundo Noleto, o Maranhão é um dos estados que mais gera empregos no Brasil, isso através de políticas sociais que estão sendo implementadas, como a distribuição de cestas básicas e o amparo aos órfãos pelo novo coronavírus. Isso significa também salvar vidas. “O planejamento é uma das chaves que explicam como o Governo do Maranhão consegue manter os investimentos mesmo em meio à crise”, declarou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »