MENU

05/07/2021 às 15h17min - Atualizada em 06/07/2021 às 00h00min

Como encontrar os melhores fornecedores para sua empresa?

WIDMAR PELISARI
SALA DA NOTÍCIA /LUCAS
Encontrar bons fornecedores é uma tarefa difícil, agora saber quem são os melhores com certeza é muito mais complexo. Afinal, existem diversas empresas que trabalham com isso, mas apenas uma parcela delas é de qualidade.

O método mais comum para encontrar fornecedores é pesquisando no Google. No entanto, como foi mencionado logo acima, você terá uma lista de fornecedores enorme, mas sem garantia de qualidade.

Outro método interessante e bastante eficiente é através do networking. Em geral, sempre há eventos ocorrendo, independentemente de qual seja o seu nicho. Nesses locais, além de trocar conhecimentos, você pode fazer ótimos contatos.

Gostaríamos de comentar sobre o poder do Inbound Marketing também. Afinal, é um método passivo de atrair a atenção dessas empresas - embora não seja muito preciso.

Quer mais dicas? Não deixe de ler o post inteiro!

Consultando listas de fornecedores

Buscar por fornecedores é algo recorrente para todas as empresas. Afinal, pagar um pouco mais barato pelas mercadorias, ou conseguir bônus melhores ajuda a maximizar os lucros.

É por causa dessa demanda de informação que surgiu a necessidade de listas de fornecedores, e algumas empresas fazem questão de mantê-las atualizadas e completas.

Uma empresa que faz esse serviço muito bem é a Cadastro Empresa. O pessoal faz questão de organizar todas as empresas do Brasil, de acordo com cada estado e cidade, para você consultar.

Portanto, um trabalho que levaria meses pode ser feito em um ou dois dias.

Embora a lista não forneça muitos dados, com certeza vai ajudar a reduzir o tempo de procura. Basta utilizar o nome ou CNPJ para encontrar um meio de contato. 

Conversando como outros varejistas

É difícil saber se um fornecedor é bom ou não. Da mesma forma, existem vários golpes na internet, relacionados com fornecimento de produtos. Portanto, é bom ter atenção redobrada na hora de comprar de empresas desconhecidas.

Uma técnica infalível para conseguir bons contatos é, simplesmente, perguntar a outros varejistas. Dessa forma, ele só vai fornecer contatos que realmente funcionaram para ele, aumentando suas chances de fechar um bom negócio.

Vale notar, todavia, que essa pergunta pode não agradar o outro varejista, dado que vocês vão competir entre si. Ou seja, procure realizar uma troca de informações e ganhar a confiança do outro empreendedor - se possível, realizar até uma parceria.

Participando de eventos de seu nicho

A internet é um lugar recheado de acontecimentos, e os eventos de nicho ocorrem por toda parte. Da mesma forma, há milhares de grupos relacionados à atuação no mercado, facilitando a troca de informação e experiências.

Nos eventos, é comum haver patrocinadores, ou até falas de pessoas relacionadas ao ramo de atuação. Se uma pessoa foi convidada a discursar, com certeza ela é importante dentro de seu nicho.

Além disso, ao reconhecer um fornecedor, com certeza vale a pena procurar por um contato mais próximo. Se ele está participando do evento, significa que, além de antenado nas tendências, também é de confiança.

Atuando nas redes sociais

As redes sociais estão lotadas de pessoas de todos os tipos, inclusive fornecedores de seu nicho. No entanto, é preciso encontrar essas empresas - e seus representantes. 

Embora possa parecer algo complexo, fica muito mais fácil quando sabemos usar as redes.

O Facebook, por exemplo, possui milhares de grupos de pessoas, inclusive sobre empreendedorismo. Eles unem varejistas e atacadistas, fazendo com que haja mais interação entre essas partes.

Se você for a um desses grupos, e informar sua intenção de encontrar um novo fornecedor, não seria de surpreender se ao menos 10 pessoas te chamarem no privado.

O LinkedIn também é uma rede muito poderosa para o meio empresarial. Porém, é preciso saber usar outros meios para chegar aos fornecedores, como a barra de pesquisa da plataforma.

Pesquisando nos mecanismos de busca

O Google consegue encontrar - literalmente - qualquer coisa que esteja disponível para indexação. Ou seja, qualquer informação que tenha sido marcada para aparecer nos mecanismos de busca, como o nome e contato de fornecedores, podem ser encontradas.

Além disso, você pode utilizar filtros no mecanismo de busca ao fazer uso da busca avançada. Por exemplo: “fornecedor em Santa Catarina”. Essa busca só vai retornar páginas que tenham exatamente essa frase.

Atraindo através de Inbound Marketing

Por fim, uma estratégia um pouco complexa, mas que garante bons resultados, é o Inbound Marketing. Se você não quer ficar correndo atrás de fornecedores, mas, pelo contrário, quer que eles venham até você, essa é a estratégia certa.

Em resumo, você vai criar conteúdos interessantes para essas pessoas, de modo a atrair sua atenção enquanto realizam buscas na internet. 

Assim, quando caírem em sua página, forneça o conteúdo que estão procurando, mas também informe que você precisa de fornecedores. Lembre-se de deixar os dados de contato atualizados, dado que vão te contatar por eles.

Gostou de nossas dicas? Com certeza vale a pena colocá-las em prática!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...