MENU

05/07/2021 às 19h56min - Atualizada em 05/07/2021 às 19h56min

“Parcerias importantes em prol de Imperatriz”

Ao fazer balanço de ações parlamentares, presidente da Câmara Municipal destaca harmonia entre os poderes

Raimundo Primeiro
Vereador Alberto Sousa: “Imperatriz, cidade forte em todos os aspectos” - Foto: Fábio Barbosa
 
“Um período de muitos desafios, muito trabalho, muitas vitórias” – afirma o presidente da Câmara Municipal, Alberto Sousa (PDT), ao conceder entrevista a O PROGRESSO a propósito do encerramento do período legislativo, na manhã da última quarta-feira, 30. 

Com a satisfação do dever cumprido, o presidente da Câmara Municipal destaca a relevância do apoio recebido de seus pares no trabalho diário de construção de uma cidade melhor para todos.

Aos 45 anos, Alberto Sousa declara o amor que nutre pela cidade que o acolheu e lhe proporcionou oportunidade de crescimento pessoal e profissional, ao mesmo tempo em que fazia consolidadas amizades.

Radicado em Imperatriz há 30 anos, Alberto Sousa faz questão de agradecer pelo apoio que sempre recebeu da população e aproveita para antecipar os parabéns ao município pelo aniversário de fundação, em 16 de julho.
A seguir, a íntegra da entrevista com o vereador Alberto Sousa.

O PROGRESSO – Durante o recesso parlamentar, qual será a atividade do Legislativo?

ALBERTO SOUSA -
A Câmara Municipal entra em recesso, não são férias. Os vereadores estarão à disposição, tanto nas dependências do Parlamento quanto em suas bases. A Plenária e os servidores estarão à disposição. Havendo necessidade de tratarmos de assuntos de interesse da população, com certeza, convocaremos sessões extraordinárias. A cidade não pode parar. Nem a Câmara Municipal. 

O PROGRESSO – Em termos numéricos, que balanço o Sr. Faz do período legislativo?

ALBERTO SOUSA -
Tivemos a deliberação de 404 indicações e 22 projetos de leis, 12 dos quais de autoria do Poder Legislativo, além de audiências públicas e várias tribunas populares, por meio das quais debatemos com as lideranças locais problemas propostos pela comunidade.

O PROGRESSO – Quais os principais desafios enfrentados neste primeiro semestre de 2021? 

ALBERTO SOUSA -
Foi um momento muito difícil para todos nós, inclusive perdemos o colega e amigo vereador José Carneiro dos Santos, o amigo Buzuca, além do servidor Juscelino, que desde muitos anos trabalhava na Casa. 
Mas, apesar das adversidades, tivemos um semestre bastante produtivo, em que discutimos e aprovamos centenas de matérias importantes para o Município e, claro, tivemos nítido direcionamento à defesa da família imperatrizense, tendo em vista o momento de dificuldade com que se depara, aliás, a humanidade como um todo. 
A maioria das pautas visou priorizar a imunização dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia, assim como dos trabalhadores de diversas categorias que permaneceram em atividade, expostos a maior risco de contágio da covid-19.


O PROGRESSO – O que o Sr. tem a dizer sobre a relação entre os Poderes Legislativo e Executivo?

 ALBERTO SOUSA -
Quando a classe política se desentende é o povo, a sociedade que sai perdendo. Portanto, confio em que o Poder Legislativo pode, sim, ser representativo, produtivo, altivo e, ao mesmo tempo, harmônico em relação ao Executivo. É por meio da harmonia que estabelecemos as condições necessárias à construção de uma interação favorável com os poderes executivos municipal, estadual e federal. 
No âmbito Legislativo, através de nossos representantes em São Luís, na Assembleia, e em Brasília, no Congresso Nacional, tivemos uma importante interlocução, a exemplo da parceria mantida com o senador Weverton Rocha, que beneficiou Imperatriz com um aporte financeiro significativo para o setor da saúde, viabilizando a construção do Hospital de Amor, unidade do Hospital de Câncer de Barretos. 
O deputado federal Juscelino Filho também tem contribuído muito com a nossa cidade, assim como os nossos deputados estaduais Marco Aurélio e Rildo Amaral. Enfim, lançando-nos a intenso trabalho conjunto, estamos concretizando o propósito de instituirmos uma Câmara Municipal produtiva e harmônica.


O PROGRESSO – Qual tem sido a postura dos vereadores em relação aos projetos apresentados pelo Poder Executivo Municipal?

ALBERTO SOUSA -
Temos travado bons debates. Na condição de presidente, preciso dialogar com a oposição e a situação. Cabe a mim, portanto, a sabedoria de conduzir de forma equânime a interdependência entre os poderes. 
Todos os projetos enviados foram aprovados, alguns com emendas, apresentadas em virtude da intenção de proporcionar os melhores resultados possíveis à cidade e à população. Se o projeto é bom para Imperatriz, evidentemente, é bom para a Câmara Municipal.


O PROGRESSO – O que vislumbrar quanto à fase pós-pandemia? 

ALBERTO SOUSA -
Esperança. A esperança não pode morrer. A esperança é o que nos move. Ou seja, não a esperança do simples esperar, mas a esperança como fator de estímulo à ação necessária para que possamos viver dias melhores. Sabemos que a nossa esperança passa pela imunização, pela vacinação. 
A gente tem de ter a noção de que, vacinando as pessoas, poderemos voltar à vida que tínhamos antes. É claro que serão duradouras as mudanças geradas pela ocorrência de enfermidade de tamanha abrangência, de modo que teremos um mundo pré e um mundo pós-pandemia. Mas a vacinação permitirá o retorno à normalidade do nosso cotidiano. 
A Câmara Municipal não se furtou a debater essa temática, somando forças com as Secretarias de Saúde do Município e do Estado, sobretudo no objetivo de garantir a imunização dos profissionais que trabalham no combate à pandemia, providência essencial à viabilização do retorno à normalidade.


O PROGRESSO – Que mensagem o Sr. deixa para a população?

ALBERTO SOUSA -
A nossa mensagem é de confiança na capacidade de superação que a população imperatrizense sempre demonstrou possuir. Vamos continuar trabalhando com determinação no cumprimento da missão que nos compete de contribuir com a evolução da nossa valorosa sociedade. Por fim, a Câmara Municipal de Imperatriz externa o sentimento de gratidão pelo entendimento de que fizemos o melhor, trabalhando em prol dos diversos segmentos. 
No próximo dia 16 de julho, aniversário do município, teremos, sim, o que comemorar, já que estamos em uma cidade aguerrida que se desenvolve visivelmente, graças à capacidade produtiva de seu povo e suas lideranças.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »