MENU

02/07/2021 às 19h24min - Atualizada em 02/07/2021 às 19h24min

Maranhão flexibiliza medidas restritivas e anuncia segunda dose para Educação e Segurança

SECAP
Policlínica do Idoso foi destacada pelo governador, na coletiva - Foto: Brunno Carvalho
 
Trabalhadores da Educação, Segurança, Forças Armadas e salvamento começam a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Estes devem retornar ao local onde tomaram a primeira dose, conforme data no cartão de vacinação. O anúncio veio do governador Flávio Dino, em coletiva, nesta sexta-feira (2), no Palácio dos Leões. Ainda na ocasião, o governador anunciou flexibilidade das medidas restritivas, retorno das aulas da rede pública estadual e atual cenário da pandemia no Maranhão.

Haverá vacinação no IEMA Cintra, no Anil, que atenderá também quem vacinou no Cejol; e drive-thru do São Luís Shopping. Os horários serão sempre de segunda a sexta, das 8h às 16h; e sábado, das 8h às 12 horas. Os locais estarão abertos para a segunda dose, já a partir da segunda-feira (5). O Governo do Estado abriu pontos de vacinação também em Imperatriz, com o drive-thru no Imperial Shopping, de segunda a sexta, das 8h às 16h; e no sábado, das 8h às 12h; e nos demais municípios, nos mesmos locais da primeira dose.

As medidas sanitárias serão flexibilizadas, a partir de terça-feira (6), devido à redução dos casos de Covid-19 e das internações na rede hospitalar. Dessa forma, ficam permitidos eventos com até 150 pessoas, até 0h; administração pública estadual com 80% da capacidade, e igrejas, com 70%; grupos de risco vacinados retornam ao trabalho, exceto gestantes; comércio e indústria, das 9h às 21h; bares e restaurantes, até as 0h; supermercados, das 6h às 0h. Estabelecimentos, em geral, funcionando com 70% da capacidade. 

“Tivemos uma redução dos casos, dos óbitos, das internações e mais vacinação. Por isso, ampliamos o horário e a ocupação, mas se houver exageros, crescimento do número de casos, teremos que voltar atrás e não queremos isso”, pontuou Flávio Dino. O governador anunciou ainda o retorno das aulas na rede pública estadual. “Vamos retomar as aulas em agosto, no sistema semipresencial. A rede municipal depende da deliberação dos prefeitos e prefeitas. Os profissionais da educação já estarão todos vacinados e vemos que chegou a hora do retorno”, enfatizou.

A Policlínica do Idoso, já inaugurada e funcionando em São Luís, foi outro anúncio do governador Flávio Dino. A unidade oferece serviços ambulatoriais nas áreas de endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, ultrassonografia, vascular, reumatologia, urologia, geriatria, neurologia, proctologia, psiquiatria, pneumologia, clínica geral e odontologia. O local funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com marcação de consultas via WhatsApp (98) 98568-3536 ou presencial, na unidade.  

Vacinação
Flávio Dino pontuou ainda destaque do estado na vacinação. O Maranhão foi o segundo do país que mais avançou na imunização contra a Covid-19, em junho, com aumento de 80% das pessoas imunizadas. Sobretudo, por conta da iniciativa do Arraial da Vacinação, realizada em 27 cidades e, nesta sexta-feira, ocorre em Presidente Dutra e Coroatá. A medida tem promovido agilidade na vacinação nos municípios. “A lógica é que o Governo do Estado mantenha sua presença próxima nos municípios, que tem obtido efeitos positivos”, enfatizou. 

Até o momento, o Maranhão recebeu 4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Novas doses serão distribuídas para os municípios que aplicaram 85% ou mais doses – 168 cidades estão nesse patamar. A ocupação dos leitos para a Covid-19 apresentou redução e o Maranhão segue como o estado do Brasil com o menor índice de mortes pela doença.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...