MENU

29/06/2021 às 18h32min - Atualizada em 29/06/2021 às 18h32min

PRF apreende mais uma carga de madeira irregular na BR-010

Apreensão aconteceu na madrugada desta terça-feira, o segundo caso em menos de 24h

Núcleo de Comunicação Social - SPRF/MA
Carga de madeira apreendida na madrugada de ontem pela PRF na BR-010 - Foto: Divulgação/PRF
 
Nos primeiros minutos da madrugada desta terça-feira (29), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou no km 260 da BR-010, no município de Imperatriz, sudoeste do Maranhão, um carregamento de madeira nativa irregular transportado em desacordo com as normas ambientais vigentes.

Por volta de meia-noite e dez minutos os policiais deram ordem de parada a um caminhão M. Benz/Atego 3030 CE, cor vermelha, placas da Bahia, conduzido por um homem de 42 anos, com domicílio registrado no estado do Tocantins.

A equipe percebeu de imediato que a carga transportada era constituída por madeira nativa serrada, sendo, então, solicitados os documentos necessários para o seu transporte, ao que foram apresentados a nota fiscal e a Guia Florestal para Transporte de Matéria Prima Florestal Diversa - GF3i. Também foi apresentado o Documento Auxiliar do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos – DAMDFE. Não foi apresentado, ainda que obrigatório, o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico – DACTE. As guias florestais e notas fiscais mostraram-se válidas e concordantes, tratam do transporte de 15m³ em diferentes perfis.

Ao se examinar a carga efetivamente transportada, os agentes da PRF verificaram várias irregularidades, a exemplo dos perfis transportados, que deveriam ser de algumas poucas espécies de madeira, mas divergiam bastante do assinalado na nota fiscal, o que invalidou o Documento de Origem Florestal - DOF.

Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, ocorrência de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida e Uso de documento falso. 

O caminhão e a carga permanecem retidos na Unidade Operacional de Imperatriz à disposição do órgão ambiental. O condutor foi conduzido para a unidade da Polícia Federal em Imperatriz, onde foram feitos os procedimentos cabíveis.

Essa foi a segunda apreensão em menos de 24h na Unidade Operacional da PRF de Imperatriz. No dia anterior (28), por volta das 8h10, a mesma equipe PRF já havia apreendido outro carregamento irregular de madeira. O veículo abordado foi uma carreta tracionada por um cavalo-trator Scania G 420 A4X2. Os problemas verificados são semelhantes aos que ensejaram a apreensão desta terça-feira (29). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »