MENU

25/06/2021 às 19h53min - Atualizada em 25/06/2021 às 19h53min

Painel UEMA Covid-19 recebe novas funções de monitoramento

Débora Souza
Imprensa UEMA
Foto: Divulgação
 
O Grupo GEDITE, Monitor Covid-19 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), inseriu novas funções no painel UEMA Covid-19. A partir de agora, o painel também fará o monitoramento da vacinação da comunidade acadêmica e mostrará mapas e infográficos da espacialização dos casos da doença no Maranhão.

Essa versão 2.0 do sistema possibilitará uma gama de informações sobre os níveis de contaminação e cobertura vacinal da comunidade acadêmica, com dados classificados por campi, cursos, departamentos, modalidades de vínculo com a IES, gênero, faixa etária, comorbidades, setores administrativos e níveis de ensino. Além disso, apresentará dados relativos aos pontos geográficos do estado com maior potencial de contaminação.

A coleta e atualização dos dados relacionados à infecção e vacinação continua a ser autodeclarativa, por meio de cadastro do aluno, professor ou técnico-administrativo no site https://painel-uema-covid19.serv-uema.com.br.

Segundo o idealizador da plataforma e membro do Grupo Monitor Covid-19, prof. Carlos Ronyhelton Oliveira, com o novo módulo de vacinação podem ser avaliados outros cenários e também é possível alertar quem se cadastrar, via email ou mensagem de WhatsApp, sobre o período para tomar a segunda dose da vacina.

“Quando a pessoa faz o cadastro informando que recebeu a primeira dose da vacina e qual tipo foi aplicada, o próprio sistema calcula e dá uma previsão de quando será o dia de tomar a segunda dose. O sistema envia um email contendo essa informação para quem se cadastrou. Essa mesma pessoa será informada 5 dias antes do prazo previsto para tomar a segunda dose, tanto por email quanto por WhatsApp”, explica.

Já os mapas e infográficos do Monitor Covd-19 têm as informações atualizadas de acordo com os Boletins da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Maranhão (SES-MA), decretos do Governo do Maranhão e notas técnicas.

Dessa forma, novos gráficos são apresentados diariamente na plataforma e os mapas são atualizados semanalmente.

Para o coordenador do GEDITE Monitor Covid-19, José Sampaio de Matos Júnior, essas novas funções irão ajudar a ter mais detalhes de como o vírus se propaga no estado, bem como a relação entre a vacinação e o número de casos da doença.

“As pessoas estão com receio de ir atrás da segunda dose por vários motivos: falta de interesse, por não lembrar e pelas reações que podem ter. Nós buscamos entender a importância da cobertura vacinal para diminuição dos casos de Covid ou diminuição de óbitos pela doença, então a intenção é verificar como isso se dá na comunidade acadêmica em todos os campi da UEMA. É algo importante porque nós somos professores formadores de opinião e o que estamos fazendo pode abrir um raio de divulgação da importância da vacinação”, comenta José Sampaio.

A participação ativa de toda a comunidade acadêmica no fornecimento das informações irá contribuir para monitoramento estatístico da pandemia na UEMA, na produção de pesquisas sobre a dinâmica da pandemia no Maranhão e na tomada de decisões relativas à reprogramação das atividades administrativas, medidas de prevenção e outras ações.

Sobre o Grupo GEDITE Monitor Covid

É um grupo formado por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e professores do Departamento de Engenharia Mecânica da UEMA.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...