MENU

24/06/2021 às 19h30min - Atualizada em 24/06/2021 às 19h30min

Vereador Adhemar Freitas Jr. propõe que municípios localizados às margens do rio Tocantins façam estudos para preservar as características do ecossistema

Joãozinho Cézar
Vereador Adhemar Freitas_Foto: Fábio Barbosa
 
Na manhã desta quinta-feira (24), na realização da última sessão ordinária desta semana, realizada no plenário Léo Franklin por videoconferência devido o Isolamento Social da Pandemia do Covid-19, os vereadores votaram e aprovaram, por unanimidade, uma indicação de Nº 395/2021, de autoria do vereador/advogado  Adhemar Freitas Jr. (SOLIDARIEDADE). 

O vereador, preocupado com meio ambiente, na sua proposição solicita à secretária municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rosa Arruda; ao gerente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Marcos Miranda, e ao secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, Diego Fernando Mendes Rolim, que façam estudos, em conjunto com os demais municípios localizados às margens do rio Tocantins, de sua fauna com espécies nativas com o objetivo de preservar as características deste ecossistema, garantindo a rentabilidade para os que trabalham com a pesca e sua preservação.

Segundo o vereador Adhemar Freitas, “o rio Tocantins surge a 1.100 metros de altitude, na Serra do Paranã, em terras goianas, cerca de 60 Km ao norte da capital federal (Brasília). O tamanho mais divulgado é de 2.700 Km e os mais preciosos registram 2.640 Km e colocam o rio Tocantins entre os sete maiores rios brasileiros (Enciclopédia de Imperatriz – Jornalista Edmilson Sanches). O município de Imperatriz em seus dados históricos, teve sua primeira povoação advinda de expedição capitaneada por Frei Manoel Procópio e assim se estabeleceu sua rota comercial e trânsito de pessoas por muitos anos. O crescimento das populações ribeirinhas tornou-se as povoações embrionárias em grandes cidades, o desenvolvimento agrediu o ecossistema do Rio Tocantins com assoreamentos, pesca predatória e poluição entre outros fatores que a presença da urbanização leva ao descontrole ambiental”.

A proposição foi o destaque da semana na Câmara Municipal de Imperatriz, devido o tamanho da importância em preservar o Meio Ambiente, onde os vereadores votaram e pediram para subscrever a a Indicação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »