MENU

24/06/2021 às 19h27min - Atualizada em 24/06/2021 às 19h27min

Imperatriz é referência no tratamento e combate às drogas

Dia Mundial de Combate às Drogas é comemorado neste sábado

Regilson Borges
Ascom/PMI
Atendimento no CAPS AD III funciona 24h por dia - Foto: Assessoria
 
A dependência das drogas lícitas e ilícitas é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença. Em Imperatriz, o combate às drogas, realizado pela Prefeitura de Imperatriz, tem ajudado centenas de famílias. O trabalho é realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS) AD III Girassol.

Profissionais do CAPS AD III Girassol lembram da data que marca a luta pelo combate Mundial às Drogas, comemorado neste sábado (26). Serviço proporciona atenção contínua e integral para quem precisa tratar o consumo abusivo de álcool, crack e outras drogas, por exemplo, e por isso seus profissionais estão engajados neste enfrentamento.

Para a coordenação da instituição em Imperatriz, estima-se que, a nível nacional, 7,5% de pessoas têm dependência química. E, atualizando esse quantitativo para nosso município, são cerca de 20 mil de usuários que sofrem com a dependência, e esse número traz um alerta não só para as equipes de saúde, mas para a sociedade e eleva a importância da prevenção quanto ao uso de drogas.

Maria Santos, nome fictício para paciente que não quer se identificar, afirma como a procura foi eficiente para sua recuperação da dependência química. Para ela, é essencial que as pessoas busquem ajuda. E no CAPS, toda equipe foi fundamental para o seu acolhimento e tratamento.

De acordo com a coordenadora, Raymara Lima, o atendimento ambulatorial no Centro acontece de segunda a sexta-feira, das 07 às 19h, e também atendimento 24h para aqueles que precisam de um tratamento mais intensivo, com acolhimento integral, e acrescenta “O CAPS AD III Girassol atende tanto o município de Imperatriz quanto a população da região sul tocantina para acolhimento 24h”. Diversas cidades ao entorno de Imperatriz realizam este tipo de tratamento no CAPS AD Girassol.

O atendimento ofertado pela Prefeitura é desde consulta com médico psiquiatra, especialista em saúde mental, clínico geral, assistência em psicologia, terapia ocupacional, serviço social, educador físico, pedagogia, nutrição, farmacêutico e enfermagem. A equipe multiprofissional é fundamental para o tratamento e muitas vezes, para ressocialização do paciente.

Um projeto paralisado por conta da pandemia da Covid - 19, o prefeito Assis Ramos também realiza, desde o primeiro mandato, palestras nas escolas públicas e particulares. Intitulada, “O grande barato é nunca experimentar”, o gestor municipal alerta as crianças sobre os perigos que as drogas possuem para que usa.

Melhorias
O CAPS III AD foi entregue totalmente reformado para a sociedade no início deste ano. Com as instalações novinhas, pacientes e familiares agora podem contar com uma infraestrutura moderna. A obra foi realizada com recursos do tesouro municipal. 

Ele fica localizado na rua Projetada B, no Complexo do Saúde do bairro Parque Anhanguera.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »