MENU

03/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 03/09/2020 às 00h00min

“Pensar numa outra forma de convívio social é urgência na nossa geração”, afirma presidente da AJD em palestra

Assessoria de Imprensa – Facimp
Facimp promoveu uma palestra com a dra. Valdete Severo, presidente da Associação dos Juízes para a Democracia (AJD), sobre Direitos Humanos do Trabalho - Foto: Divulgação
Foi realizada dia 31/08, por meio do curso de Direito da Facimp, uma palestra remota para acadêmicos e profissionais da área, sobre os “Direitos Humanos do Trabalho”, com a doutora em Direito do Trabalho pela USP/SP, Valdete Souto Severo, que também é presidente da Associação dos Juízes para a Democracia (AJD), para refletir e discutir a temática com os acadêmicos da região. A palestra foi idealizada e coordenada pelo coordenador do curso de Direito da Facimp, Eduardo Hoff.
O bate-papo traçou uma linha histórica do país para mostrar os motivos que explicam o atual formato de trabalho no país, com raízes no trabalho escravo, e hoje encontra-se em panorama de as pessoas trabalharem para sobreviver e adquirirem bens, além de tratar da jornada diária de trabalho nesse século, conquistada através de motivações, em grande parte, impulsionadas pela revolta dos trabalhadores.
Na metade da palestra foi abordado que o Direito do Trabalho surge diante de uma revolta da classe trabalhadora pela situação de miséria e exploração que se alastrava, e para garantir o direito das pessoas que não podem trocar sua força de trabalho por remuneração.
A dra. Valdete Severo continuou a palestra fazendo reflexões junto aos presentes sobre todos os detalhes que são um marco histórico no Brasil e permitiram mudanças nos direitos dos trabalhadores, nas últimas décadas, no país, como por exemplo na Constituição, nas políticas, na recente reforma trabalhista e, mais na atualidade, diante de uma pandemia, que alterou vários detalhes nas questões de trabalho nos últimos meses.
“O Direito do Trabalho efetivo pode fazer uma sociedade começar a pensar numa outra forma de convívio social, e pensar sobre uma outra forma de convívio social é uma urgência na nossa geração”, apontou a dra. Valdete Severo, na reta final de sua palestra sobre uma perspectiva de uma sociedade que conviva melhor com direitos trabalhistas mais eficazes.
Ela também comentou sobre a satisfação de participar desse encontro com acadêmicos de Direito da região. “Estou muito feliz em poder participar de um debate sobre questões que são relevantes para os estudantes de direito, não apenas na condição de estudantes, mas de cidadãs e cidadãos. A magistratura tem uma função dentro da ordem democrática e discuti-la passa, inclusive, por compreender de que democracia estamos falando. Os Direitos Humanos também têm uma função essencial”

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »