MENU

03/09/2020 às 00h00min - Atualizada em 03/09/2020 às 00h00min

Voos da LATAM para Brasília e São Paulo operam normalmente

- Da Redação
Com informações da Azul Linhas Aéreas
Latam: Voos para São Paulo e Brasília permitem conexões para qualquer parte do Brasil e para destinos internacionais no mesmo dia - Foto: Divulgação
Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, as empresas aéreas começaram a retomar suas atividades. Em Imperatriz, por exemplo, depois de voos em dias espaçados a LATAM praticamente retomou o cotidiano de voos diários. Inicialmente para São Paulo/Guarulhos com um voo e ampliado desde o dia 16 último, para dois voos, um na madrugada e outro à tarde. Por último, a empresa retomou o voo para Brasília, sempre à tarde.
A LATAM afirma que está retomando gradualmente os seus voos em todo o Brasil e avalia constantemente a sua malha aérea mínima essencial para enfrentar os impactos causados pela pandemia de Covid-19. Em Imperatriz faz falta o voo antes operado para São Luís, e que agora, por força de um code share desenvolvido com a Azul Linhas Aéreas está sendo operado por esta.

Opção de voo da Azul para São Luís recebe críticas
Em operação desde ontem, o voo da Azul que se destina a São Luís recebeu fortes críticas de diversos setores, não somente pela aeronave que é um bimotor ATR-600 com capacidade para 70 passageiros, mas principalmente, “pela baldeação” como ironicamente classificou um passageiro para a escala efetuada em Belém. Na realidade, a Azul oferece o voo para São Luís, apenas uma vez por semana, às quartas-feiras, com conexão em Belém. Esse voo quando operado diretamente tem a duração de 55 minutos, nesse formato passa a ter 3h50. Nos outros dias em que é oferecido, domingo e sexta feira leva absurdas 18h45. Isso mesmo! 18 horas e 50 minutos. Como disse nosso entrevistado que classificou a conexão de baldeação, “melhor ir de ônibus” Mesmo até por que você sai nun dia e chega no outro. “É um absurdo”, concluiu.  
Enquanto ir a São Luís é objeto de ponderações, a reportagem apurou que o voo vindo de Belém e que marcou ontem, a retomada de operação da Azul no Aeroporto Prefeito Renato Moreira pode ser classificado como bem sucedido, tanto pelo volume de passageiros desembarcados como pela quantidade de passageiros embarcados para o voo de volta. 

Latam: remarcação e cancelamento de passagens aéreas
A Latam alterou as regras de remarcação e cancelamento para passagens aéreas compradas a partir do dia 31 de agosto de 2020. Em resumo, para voos a serem realizados até 30 de novembro o cliente poderá postergar a data do voo uma única vez, sem cobrança de multa, até o dia 31 de maio de 2021. Não haverá cobrança de diferença tarifária, exceto para antecipar sua viagem ou alterá-la voos para meses de alta temporada, como dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021, ou a partir de junho de 2021.
Se a data original da viagem terminar antes de 30 de novembro de 2020:
É permitido postergar a data* da viagem sem pagar multas ou diferença de tarifa, desde que faça a remarcação antes de iniciar a sua viagem e que o voo aconteça antes de 31 de maio 2021. (Importante: a nova data da viagem não pode começar e/ou terminar em dezembro de 2020 e janeiro e fevereiro de 2021 (período de alta temporada) para que você tenha isenção de multas ou diferença de tarifa).

Se você decidir viajar em outras datas, dentro da validade da passagem, será permitida uma alteração de data ou destino sem multa por alteração. Você só terá que pagar a diferença de tarifa, se aplicável.
Caso queira antecipar a sua viagem, também é possível, mas poderá ser necessário pagar pela diferença de tarifa.

Se a data original da viagem for 1º de dezembro de 2020:
Você terá a opção de alterar a data ou o destino, antes de iniciar sua viagem, sem pagar uma multa. Você só terá que pagar a diferença de tarifa, se aplicável.

Em ambos os casos, leve em consideração:
Ao escolher a nova data da sua viagem pelo  site da empresa, o calendário irá indicar os voos disponíveis para que você possa voar em até 330 dias (aproximadamente 11 meses a partir do dia que você estiver pesquisando). Essa opção está sujeita à disponibilidade da cabine e disponibilidade de passagens. A validade da passagem é até 31 de dezembro de 2021, se sua viagem tiver começado em 2020, ou por 12 meses a partir da data de início da viagem original, se a sua viagem começar em 2021.
Se você não puder viajar e ainda não tiver certeza de quando fará o voo, informe  antes do seu voo pela central de atendimento da empresa (4002-5700). A passagem ficará aberta para que você possa reagendar gratuitamente, durante a validade da passagem, sempre que o destino for mantido.
A possibilidade de alteração sem diferença de tarifa se aplica apenas a voos operados pela Latam.

Se você não comparecer no dia do voo, as condições e regras iniciais da tarifa que você comprou serão aplicadas, ou seja, com multas e taxas.
Estão contempladas reservas feitas em dinheiro ou com pontos Latam Pass.
As novas regras estão disponíveis no site da empresa.

Tive meu voo cancelado pela Latam
Se você tinha um voo a partir de 1º de março e ele foi cancelado ou reprogramado sua passagem ficará aberta para alterações. Por isso, você não precisa ter uma nova data definida de imediato e poderá:
Alterar a data do seu voo, apenas uma vez sem multa ou pagamento pela diferença de tarifa.
Mudar o destino, mas terá que pagar a diferença de tarifa, se ela existir.
Reagendar o seu voo durante a validade da passagem. Ou seja, até 31 de dezembro de 2021 se sua viagem tiver começado em 2020, ou por 12 meses a partir da data de início da viagem original, se sua viagem começar em 2021, respeitando os critérios de baixa e alta temporada.
Os reembolsos solicitados serão devolvidos pelo mesmo meio de pagamento utilizado pelo passageiro na compra do bilhete aéreo, dentro dos prazos e condições estabelecidos pela legislação em vigor. (Com Informações da LATAM)

Como funciona a remarcação na Azul: 
De acordo com a empresa, se ela promover alguma modificação nos voos programados até 31 de dezembro de 2020 o cliente receberá um e-mail ou SMS com todos os detalhes e opções, além de poder também consultar a sua reserva na área “Minhas Reservas”. As opções oferecidas aos clientes com voos alterados pela empresa são:
Alteração: Permite alterações na data do voo para viagens programadas até 30 de novembro de 2020. É possível alterar uma única vez, sem qualquer custo (sem multa ou diferença tarifária), mantidas as condições aplicáveis ao serviço contratado.
Cancelamento: Quem desejar cancelar a viagem poderá solicitar que o valor pago seja mantido como crédito, sem multa. O crédito para futuras compras será válido por 18 meses a partir da data de solicitação.
Reembolso: Quem tiver voos cancelados ou cancelar viagens até 30 de novembro também poderá solicitar reembolso integral da tarifa, que será realizado em até 12 meses a contar da data do voo cancelado, corrigido pelo INPC.
Quem não teve voo cancelado ou alterado pela empresa não pode cancelar sem multa, nem alterar o voo sem o pagamento da diferença de tarifa.
Informações disponíveis no site da Azul.
Central de Atendimento da Azul: (11) 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-887-1118 (demais localidades). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...