MENU

21/06/2021 às 17h48min - Atualizada em 21/06/2021 às 17h48min

Governo recebe novas doses da AstraZeneca e distribui vacinas da CoronaVac e Pfizer

SECAP/MA
Governo deu continuidade à distribuição das vacinas CoronaVac e Pfizer - Foto: Ruy Barros
 
O Governo do Estado iniciou a semana distribuindo doses de vacinas aos municípios e recebendo nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde. Na madrugada desta segunda-feira (21), foram recebidas 184.250 doses da vacina AstraZeneca, destinadas à aplicação da segunda dose, de 165.753 pessoas com idade entre 60 e 64 anos, trabalhadores da saúde, forças de segurança, salvamento e forças armadas. Logo na manhã desta segunda, o Governo também deu continuidade à distribuição das vacinas CoronaVac e Pfizer que chegaram na última semana.

“As doses que recebemos da AstraZeneca serão para complementação de esquema vacinal já iniciado. Assim, vamos avançar na imunização das pessoas, colocando o estado em situação mais confortável e segura diante do enfrentamento à pandemia ainda vigente em todo o país”, afirmou a chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo.

As vacinas que chegaram nesta segunda-feira foram transportadas em um caminhão refrigerado até a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela distribuição dos imunizantes. As vacinas serão distribuídas ainda nesta semana aos municípios.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 3.741.170 doses recebidas, sendo 1.223.540 doses da CoronaVac, 2.273.100 doses da AstraZeneca e 244.530 doses da Pfizer.

 Distribuição
Ainda durante a manhã desta segunda, a Secretaria de Estado da Saúde deu continuidade à distribuição de doses da CoronaVac e Pfizer, recebidas na última sexta-feira (18).

O envio continua contando com a parceria da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do Centro Tático Aéreo (CTA) e da Polícia Militar, com o uso de helicópteros, e um avião do Governo do Estado. Além disso, também são utilizadas vans refrigeradas no translado terrestre.

Nesta segunda, foram enviadas doses para as Unidades Regionais de Saúde de Imperatriz, Açailândia, Presidente Dutra, Pedreiras, Barra do Corda, São João dos Patos, Balsas, Caxias e Timon. “Temos, da CoronaVac, aproximadamente 40 mil doses a serem distribuídas, e cerca de 150 mil doses da Pfizer. Esta última, boa parte já dispensada para a Grande Ilha no sábado”, acrescentou Halice.

Na terça-feira (22), recebem doses as regionais de Santa Inês, Bacabal, Codó, Pinheiro, Zé Doca, Rosário, Itapecuru, Chapadinha e Viana. As vacinas são enviadas para as regionais e, em seguida, são levadas aos municípios de destino. A orientação do Ministério da Saúde é que essas doses deverão ser aplicadas como primeira dose em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente, público que pode mudar de acordo com a realidade de cada município.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »