MENU

17/06/2021 às 19h09min - Atualizada em 17/06/2021 às 19h09min

Padre Luzimar Moura visita Belém

Diretoria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré conhece programação da festa religiosa, cuja primeira edição é confirmada para setembro; religioso celebra missa na capital paraense

Raimundo Primeiro
Padre Luzimar Moura, durante celebração da santa missa em Belém do Pará - Foto: Divulgação
  
Considerados positivos os resultados da visita que o padre Luzimar Moura da Luz, pároco da Igreja Nossa Senhora de Sant’Ana, fez esta semana a Diretoria do Círio de Nazaré, na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Centro de Belém do Pará, para tratar de assuntos relacionados ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Montes Altos, marcado para acontecer durante o período compreendido entre 4 e 12 de setembro. A festa terá nove dias de festa.
 
Distante 689 km de São Luís e a 659 de Belém (Pará), Montes Altos é uma terra hospitaleira, de povo humilde, trabalhador e, tradicionalmente, de muita fé. O complexo eclesial que contempla a Igreja Matriz, Casa Paroquial, Clube Luciano Arioli e a réplica da Torre de Pisa (Itália), integram o principal ponto turístico da cidade. Em apenas cinco meses, padre Luzimar Moura conseguiu reformá-lo, por meio de apoio da comunidade. 
 
O objetivo de padre Luzimar Moura é preparar o ambiente no município, ou seja, criar clima para a festa do Círio de Nazaré de Montes Altos, despertando a atenção de moradores de cidades próximas, entre as quais Imperatriz, considerada a metrópole regional, dotada de estrutura para receber os turistas, durante o transcorrer do evento.
 
De Belém do Pará, antes de retornar a Imperatriz, o padre Luzimar Moura confirmou a reportagem de O PROGRESSO, durante entrevista por intermédio de telefonema, na manhã desta quinta-feira, 17 de junho, que o projeto do turismo religioso permanece em execução. 
 
O ápice, momento crucial do Círio de Nazaré de Montes Altos, vai ser no dia 12, segundo domingo de setembro, quando a festa receberá devotos de diversas regiões. São esperadas pessoas de estados próximos, caso do Pará, por exemplo. 
 
Uma Comissão de Marketing foi montada para trabalhar na divulgação do acontecimento, coordenada por João Maurício Martins e composta, entre outros, pelo repórter cinematrográfico Aldo Manoel (Aldo Produções), jornalistas Raimundo Primeiro e João Rodrigues.
Para Rômulo Braga, diácono da Arquidiocese da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, a realização do Círio de Nazaré de Montes Altos trata-se de uma inspiração divina, “por ser vontade e inspiração de Deus no intuito de procurar atravessar a margem em águas mais profundas”.
 
De acordo com Rômulo Braga, Montes Altos vai viver um momento sublime, com a mãe, Sant’Ana, recebendo sua filha, Nossa Senhora de Nazaré. “A cidade vai sentir a presença da imagem peregrina quando a mesma chegar nesta terra santa. Sua mãe, Sant’Ana, a espera”. 
 
Rômulo Braga complementa ressaltando, a propósito, que o intuito da Igreja Católica é acolher bem os filhos, por meio desta devoção mariana em Montes Altos, na Diocese de Carolina.
 
A agenda de padre Luzimar Moura em Belém do Pará foi extensa. “Um momento chave, um recomeço. Através de Maria, reuniremos o povo de Deus. O pós-pandemia exige um passo mais firme na direção da fé. Um momento de alegria para o povo de nossa região”. 
 
LOCAL DA REUNIÃO
A reunião foi realizada na sede da Diretoria do Círio de Nazaré, no Complexo da Basílica de Nazaré, em Belém do Pará, com o diretor Albano Martins, padre Luzimar Moura, Maurício Martins e diácono Rômulo Braga.
 
AGENDA/ BELÉM DO PARÁ
Dia 15 – Terça-feira - Viagem/Belém do Pará
Dia 16 – Quarta-feira - 8h – Visita ao Jornal Voz de Nazaré
                                     8h30 – Visita/entrevista/TV Nazaré
                                     18h – Celebração Santa Missa
                                     19h30 – Reunião com Diretoria do Círio de Nazaré
Dia 17 – Quinta-feira - Manhã reserva para celebrações em outras paróquias/capital paraense
                                    13h – Retorno a Imperatriz e, depois, a Montes Altos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »