MENU

12/06/2021 às 06h00min - Atualizada em 12/06/2021 às 06h00min

Meio Ambiente auxilia município de Mateiros na criação de novas Unidades de Conservação

Na programação da Semana do Meio Ambiente, técnicos da Semarh realizam visita técnica às áreas prioritárias de proteção

*Luíza Caetano
Secom/TO
A gerente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Semarh, Cristiane Peres, durante visita à área com o titular da Sedematur Maicon Dimbarre - Foto: Semarh/Governo do Tocantins
  
A Gerência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou trabalho de campo e reunião com a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo do município de Mateiros (Sedematur), com os objetivos de auxiliar e definir as áreas que são prioritárias para a conservação local, para planejar as próximas etapas da criação de Unidades de Conservação (UCs).

Além do apoio neste levantamento de áreas prioritárias para a conservação, também será renovado o Termo de Cessão de uso dos prédios da Semarh à prefeitura, que já possui essa parceria há mais de 10 anos, onde funcionam a Sedematur e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

O titular da Sedematur, Maicon Dimbarre, se mostrou satisfeito com a parceria e os projetos a serem executados. “O município busca ampliar a proteção ao meio ambiente e apoiar o desenvolvimento do turismo em várias regiões. Com a presença de técnicos da Semarh, visitamos juntos áreas que possam virar uma UC municipal onde haja produção e desenvolvimento econômico”, disse.

Ainda segundo o secretário, “é importante que não aconteça uma criação de gabinete, que não respeita os limites territoriais, a prática das comunidades locais que já se instalam ali há muito tempo. Uma UC só é efetiva quando se tem proteção, desenvolvimento econômico e social, não tem como proteger o meio ambiente e esquecer as pessoas, ou vice e versa”.

A visita técnica da Semarh encerra a programação da Semana do Meio Ambiente de Mateiros e faz parte de um projeto macro que integra outras atividades de conservação e desenvolvimento do meio ambiente da cidade. Além disso, identificar e avaliar a criação e a implantação de unidades de conservação no Estado do Tocantins é uma das atribuições da Semarh.

“O município de Mateiros é rico em belezas naturais e o turismo é sua principal atividade econômica. Dessa forma, o objetivo desse levantamento é estabelecer estratégias para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento das comunidades por meio de iniciativas que visem alavancar o turismo em áreas ainda não exploradas, bem como fortalecer a agricultura familiar, por meio de iniciativas sustentáveis”, diz a gerente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Semarh, Cristiane Peres.

Colaboração: Cristiane Peres
*Estagiária sob supervisão de Camila Mitye

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »