MENU

10/06/2021 às 21h31min - Atualizada em 10/06/2021 às 21h31min

​Polícia Civil desarticula local que era utilizado como rinha de brigas de galo no norte do Tocantins

Além do crime ambiental, policiais civis apreenderam 24 galos que estavam em situação degradante e com sinais de maus-tratos

Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins
Local onde os galos de brigas eram mantidos - Foto: SSP-Governo do Tocantins
 
Um local que funcionava como rinha para promoção de brigas de galo foi desarticulado pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), com apoio de fiscais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A ação ocorreu no final dessa quarta-feira, 9, na cidade de Bandeirantes do Tocantins e resultou na apreensão de 24 galos, três espécies de ringues, que eram utilizados para a realização das brigas entre os galos, além de várias gaiolas que eram utilizadas para o confinamento dos animais.

De acordo com o delegado responsável pela 38ª Delegacia de Arapoema, Marco Aurélio Barbosa, as investigações tiveram início após o recebimento de denúncias de que, em uma chácara, localizada naquele município estariam ocorrendo brigas de galo com o objetivo de atrair apostadores. Os agentes iniciaram os levantamentos e constataram a existência do local que, embora adaptado para promover as brigas de galo, não oferecia as mínimas condições para criação e também manutenção dos animais.
]
Com auxílio de fiscais do Naturatins, lotados no Núcleo de Araguaína, os animais foram apreendidos e retirados do local e estão recebendo tratamento veterinário. A maior parte deles se encontrava muito debilitada. Segundo o delegado Marco Aurélio Barbosa, as pessoas responsáveis pelo centro de briga de galo conseguiram escapar pouco antes da chegada da Polícia Civil, mas a polícia continua as buscas aos fugitivos, os quais já foram identificados e responderão por crimes ambientais e de maus-tratos aos animais.

Além dos indiciamentos feitos pela Polícia Civil, o dono do imóvel rural também recebeu uma multa de R$ 12 mil, aplicada pelos fiscais do Naturatins. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »