MENU

07/06/2021 às 20h07min - Atualizada em 07/06/2021 às 20h07min

Evento exibe, em três dias, mais de 12 horas de conteúdo digital

Quem não assistiu em tempo real ainda pode acessar toda a programação no canal oficial do evento, o Youtube

Elson Araújo
Foto: Divulgação
  
Com o patrocínio da Lei Federal de Auxílio Emergencial Aldir Blanc, por meio a Fundação Cultural de Imperatriz, a Academia Imperatrizense de Letras (AIL) finalizou, no último sábado, 5, a primeira edição on line do Salão do Livro de Imperatriz. Durante três dias, pontualmente às 17 horas, pelo canal oficial salimp2021, o Youtube, foi exibida a programação elaborada, capturada e executada pela comissão organizadora do maior evento literário on line já realizado na cidade.
Entre palestras, lançamentos de livros, rodas de conversa, performances,  brincadeiras infantis e uma vasta programação musical,  foram contabilizadas mais de 12 horas de programação.  

 “O período regular do evento acabou, mas a programação pode ser acessada a qualquer momento, por quem quiser, direto no nosso canal oficial no Youtube, ou por meio dos links compartilhados nas demais redes sociais”, informou a coordenadora geral do evento a acadêmica Edna Ventura.

O educador digital Francisco Hudson, que foi convidado pela AIL para cuidar da parte técnica doSalimp on line, declarou que foi um desafio, e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade para sua empresa Virtus, dirigir a maior parte da produção e edição do evento.  “Natural que haja falhas, mas no geral o resultado foi positivo”.

O poeta, cantor e compositor Zeca Tocantins foi o responsável pela direção das atrações musicais, todas gravadas no Teatro Ferreira Gullar. Para ele, mais uma vez o salimp21, mesmo não presencial, serviu de palco para mostrar a força da música maranhense produzida na região tocantina. “O mais importante é o documento que fica em exibição permanente nas redes sociais. Sem dúvida, uma vitrine para os artistas da nossa terra”.

“Meu filho Dario, um especialista em comunicação, me disse que o maior mérito do SALIMP ON LINE foi a possibilidade manifesta de causar engajamento nas redes sociais em pequenos “teasers” endereçados a muita gente, principalmente os jovens, sempre ligados à Internet”, comentou o ex-presidente da AIL Agostinho Noleto.

“No exercício da Medicina aprendemos a repetir a máxima de que “quando a gente não pode fazer o que deve, a gente deve fazer o que pode. Realizar um SALIMP ONLINE foi, antes de tudo, um ato de coragem dos organizadores! Tenho certeza de que cada um dos participantes deu o melhor de si”, completou a escritora Adriana Moulin.  

“Perfeição estamos buscando, mas o SALIMPI foi algo inovador, uma vez que  o universo das redes sociais,  embora  pareça coisa  nova,   já vem sendo um  produto forte no nosso meio já  há algum  tempo”, ressaltou o acadêmico Ariston França

O advogado, e também membro da AIL,  Edmison Franco,  ressaltou que o Salimp Online foi de uma organização técnica impecável, assim como o conteúdo. “Sabemos que um trabalho dessa envergadura requer muito conhecimento, muito trabalho e isso foi demonstrado”, comentou.   

O professor, jornalista e acadêmico Marcos Fábio, também elogiou o evento, mas ressalvou a baixa audiência,  que ele sugeriu que pode ser sanada com a continuidade da programação na chamada grande rede.
  
“Realizamos, em se tratando de uma Academia de Letras, algo inédito, alcançando uma nota acima da média!  Motivo, portando, de saudável orgulho e incentivo para as próximas edições do evento. Parabéns, confreira Edna, a toda equipe equipe que esteve sob o seu competente comando”, concluiu o presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Raimundo Trajano Neto.

A primeira edição on line do Salão do Livro de Imperatriz, cujo tema foi Literatura em todas as plataformas, teve como patrono o acadêmico Sálvio Dino, fundador da Cadeira 02 da AIL. Dino morreu ano passado por complicações decorrentes da Covid-19.  O evento encerrou as comemorações alusivas os 30 anos de fundação do sodalício, comemorados   em abril.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »