MENU

06/06/2021 às 21h16min - Atualizada em 06/06/2021 às 21h16min

Livros & Leitura

Da Redação
GB Edições

Ney Matogrosso – A Biografia

Aliado apenas à própria intuição, Ney Matogrosso abriu um caminho único na música brasileira. Enfrentou as intransigências do pai militar e os dogmas da Igreja Católica, sobreviveu aos anos de chumbo e à sombra da AIDS, manteve-se firme diante das promessas de riqueza do showbiz, das críticas a seu "canto de mulher" e da vigilância das censuras. O jornalista e biógrafo Julio Maria passou cinco anos perseguindo a trilha de Ney para contar a história de um dos personagens mais transformadores da cultura do país. Visitou a casa em que ele nasceu em Bela Vista do Mato Grosso do Sul, a vila militar em que viveu a conturbada adolescência com o pai em Campo Grande e o quartel da Aeronáutica que o abrigou como soldado no Rio de Janeiro. Encontrou um irmão mais velho do qual a família não tinha notícias, levantou documentos de agentes que o observaram durante a ditadura e localizou fatos raros da fase Secos & Molhados. “Ney Matogrosso – A Biografia” vai às camadas mais profundas da história de Ney para entregar a vida de um artista que pagou caro por defender seu direito de ser livre. Com 512 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.
 

Vida Anticâncer

Ao longo do estudo que David Servan-Schreiber elaborou com o Dr. Lorenzo Cohen no MD Anderson Cancer Center, emergiram seis grandes tópicos, chamados de Mix de Seis: amor e apoio social, controle do estresse, descanso, exercício físico, alimentação e prevenção de toxinas ambientais. Cada um desempenha um papel importante, mas são as sinergias criadas por este potente mix que podem trazer mudanças reais na saúde e no bem-estar do indivíduo, melhorando significativamente a qualidade de vida e auxiliando positivamente os tratamentos convencionais do câncer. O livro “Anticâncer”  apresentou uma maneira revolucionária de compreender e enfrentar o câncer. Nele, Servan-Schreiber expôs os princípios do cuidado integrativo que lhe permitiram viver muitos anos além das expectativas de seu próprio câncer. Com base em estudos clínicos e nas mais recentes pesquisas científicas, “Vida Anticâncer” apresenta um plano detalhado de como aplicar essa potente combinação de seis fatores-chave. Com 586 páginas, o livro é da Editora Fontanar.
 

Minhas Histórias dos Outros

Nas páginas de “Minhas Histórias dos Outros” desfilam momentos marcantes de um país que alterna depressão e euforia, desencanto e esperança. Zuenir Ventura traça um panorama que vai da ditadura militar à redemocratização, do atentado ao Riocentro à anistia, da revolução sexual à chegada da AIDS, dos anos dourados à explosão do narcotráfico. A trajetória de Mestre Zu, como é carinhosamente conhecido, começa na faculdade (entre professores como Manuel Bandeira, Alceu Amoroso Lima e Celso Cunha), continua nas redações de jornais, passa por Paris, Saint-Tropez, Cannes, Sintra, Lisboa, Viena e Havana, segue pelos labirintos das favelas cariocas e chega até a Amazônia, onde conhece Genésio Ferreira da Silva, testemunha-chave da morte do líder ambientalista Chico Mendes. Para impedir que o garoto fosse assassinado, Zuenir o acolheu em sua casa e o manteve sob sua tutela, dos treze aos vinte e um anos. Nesta nova edição, o leitor terá uma agradável surpresa: o final feliz dessa que foi a mais difícil das histórias de Zuenir. Com 194 páginas, o livro é da Editora Objetiva.
 

Nada Vai Acontecer com Você

É uma sexta-feira como outra qualquer. Até o instante em que Lucinda recebe uma mensagem misteriosa perguntando se sabe onde está Viviana, sua irmã. Deve ser alarme falso, pensa. Contudo, o insistente silêncio da caçula desperta um pressentimento, e pouco a pouco a preocupação se revela legítima. Lucinda dá início a uma desesperada busca por pistas. Quando ela mergulha na intimidade da irmã, descobre muito mais do que poderia supor. Neste romance eletrizante, Simone Campos nos apresenta a duas personagens que, durante toda a vida, dividiram a mesma casa, o mesmo gosto musical, o mesmo humor e até certa inadequação social. Em algum momento, no entanto, a cumplicidade foi deixada de lado e suas vidas seguiram rumos diferentes. “Nada Vai Acontecer com Você” é um suspense psicológico sobre como um segredo é capaz de transformar a relação entre duas irmãs. Com 192 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »