MENU

01/06/2021 às 18h19min - Atualizada em 01/06/2021 às 18h19min

Governo inicia força-tarefa para aplicar 100 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta semana

SECAP/MA
Carlos Lula esteve no drive-thru do Pátio Norte Shopping - Foto: Ruy Barros
O Governo do Maranhão deu início, nesta terça-feira (1º), à força-tarefa que vai intensificar a vacinação contra a Covid-19 em onze municípios maranhenses. O objetivo é, ao longo da semana, realizar a aplicação de 100 mil doses de vacina. Para marcar o início da ação, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esteve no início da manhã no drive-thru localizado no estacionamento do Pátio Norte Shopping, um dos pontos de imunização do Governo, na Grande Ilha. 

A proposta da ação é, com o auxílio aos municípios e respeitando o público-alvo definido em cada cidade, acelerar a vacinação. “Estamos dando início a uma grande ação, que vai impactar positivamente no andamento do processo de imunização dos maranhenses contra a Covid-19. No estado inteiro, estamos vacinando em média 10 mil pessoas por dia, com o incentivo do Governo. A ideia é aumentar essa média. Esse é mais um esforço que a gestão estadual faz para proteger o mais rápido possível a população”, destacou Carlos Lula.  

Para a ação, o drive-thru no estacionamento do Pátio Norte Shopping, que aplicou 11.392 doses na primeira edição, foi reaberto pelo Governo do Estado. O equipamento auxilia na vacinação de moradores de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. “O Estado tem feito o esforço de complementar e auxiliar o trabalho dos municípios, e essa ação vai nesse sentido. Estamos aproveitando a reabertura deste espaço para dar início a esta grande força-tarefa”, acrescentou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande. 
 
Na Grande Ilha, além do drive-thru no estacionamento do Pátio Norte Shopping, para pessoas com idade a partir de 49 anos, o Governo do Estado disponibiliza à população outros dois pontos de vacinação: na Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi, também para pessoas a partir de 49 anos; e no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA/ Cintra) para profissionais de empresas de comunicação e indústria. 

A ação acontece simultaneamente nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Bacabal, Timon, Santa Inês, Caxias, Codó, Açailândia, Coroatá e Imperatriz. “É importante que as pessoas se informem sobre o público-alvo que está sendo vacinado em cada município. É esse público que a nossa força-tarefa deseja alcançar para, assim, avançarmos na imunização de outros segmentos da população”, explicou o secretário Carlos Lula.   

Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão de vacinação, cartão SUS e um comprovante de residência. Em São Luís, os profissionais de empresas de comunicação e da indústria devem apresentar também o último contracheque ou registro profissional (DRT). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »