MENU

31/05/2021 às 19h01min - Atualizada em 31/05/2021 às 19h01min

Alunos do SESI Imperatriz realizam exposição com soluções reais para problemas enfrentados pelo setor produtivo

Na Robôimp: soluções para a indústria 4.0, os alunos resolveram entraves com uso da tecnologia e da robótica identificados em seis segmentos industriais.

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Divididos em equipe os alunos demonstraram soluções para problemas encontrados em seis segmentos industrais - Foto: Divulgação
  
No mês em que se comemora o Dia da Indústria, uma exposição destacou a importância do segmento industrial e o uso da tecnologia na vida das pessoas. Na Robôimp: soluções para a indústria 4.0, alunos da escola do Serviço Social da Indústria (SESI), em Imperatriz, apresentaram soluções para problemas enfrentados por seis segmentos industriais - automobilístico, petroquímico, mecânico, alimentício, metalúrgico e têxtil, por meio da construção de robôs capazes de realizar as tarefas para cada entrave encontrado em cada um dos segmentos.  

 “O mundo do trabalho é muito competitivo e nós preparamos o nosso aluno para esse ambiente, a fim de que eles se tornem proativos, criativos e solucionadores de problemas com a ajuda tecnológica que está cada vez mais dominante, principalmente dentro das grandes indústrias”, explica a coordenadora pedagógica Wilanny Franco. 

Estudantes do ensino médio,  levantaram desafios em cada um dos seis segmentos industriais citados e propuseram soluções com uso da tecnologia e da robótica. Para isso, realizaram pesquisa bibliográfica, elaboração do projeto de pesquisa e construção de robôs.  

Entre as soluções encontradas estiveram o desperdício de recursos e materiais, melhoria dos processos produtividade e produção trabalhados dentro das equipes que usaram a tecnologia a favor dos problemas encontrados. 

“As tendências de novas tecnologias exigem grandes oportunidades de investimentos e com isso nosso projeto braço robótico e guindaste irá impactar no dia a dia das indústrias metalúrgicas e automobilística auxiliando na produtividade, redução dos acidentes de trabalhos, entre outros benefícios”, esclarece a aluna do ensino médio Maria Eduarda. 

Em razão da pandemia da Covid-19, a exposição foi fechada para os alunos e pais da escola, obedecendo as orientações de segurança e saúde vigentes, como o distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »