MENU

28/05/2021 às 18h16min - Atualizada em 31/05/2021 às 18h16min

Porto Nacional é um dos 12 municípios contemplados no Programa Escudos

O programa tem o intuito de combater a vulnerabilidade social e de prevenir o uso de drogas e à violência por meio da formação de 400 agentes multiplicadores de políticas de prevenção ao uso de drogas, com foco na formação de uma rede de proteção social nestas cidades.

Dandara Maria Barbosa/Ascom
Ascom/PMPN com Informações da AsseCom da Deputada Claudia Lelis
Foto; Divulgação-Ascom/PMPN

  
Com a presença do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas, Dr. Quirino Cordeiro, a Deputada Estadual, Claudia Lelis (PV), e demais prefeitos, o Prefeito Ronivon Maciel participou nesta quinta-feira, 27, na sala de reuniões da Assembleia Legislativa, em Palmas, do lançamento do programa ESCUDOS. 

O programa que será implantado em 12 municípios do Tocantins, incluindo Porto Nacional, tem o intuito de combater a vulnerabilidade social e de prevenir o uso de drogas e à violência. Será desempenhado por meio da formação de 400 agentes multiplicadores de políticas de prevenção ao uso de drogas, com foco na formação de uma rede de proteção social nestas cidades. 

Ao término do programa, espera-se o atendimento direto e indireto de 12 mil pessoas, por meio da entrega de conteúdos didáticos e promoção de ações nas cidades contempladas. 

O ESCUDOS será realizado com recursos de emenda parlamentar da Deputada Estadual, Claudia Lelis, e executado pelo Instituto Recriar Vidas em parceria com Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça.

O prefeito Ronivon Maciel conta que com a destinação de recursos, capacitação de gestores, e apoio do Governo do Estado e Governo Federal, Porto Nacional irá avançar no combate às drogas e violências. 

“Um projeto de suma importância, por isso quero agradecer a sensibilidade da deputada Cláudia Lelis. Mesmo com a pandemia, esse projeto será efetivado na nossa cidade”, conta o prefeito. 

 

 

Durante o lançamento, a Deputada Claudia Lelis destacou a importância da rede de proteção para ajudar a família e resgatar o jovem dependente químico. “Há muitos anos venho trabalhando para implantar projetos e programas com essa finalidade, e por isso fiz questão de destinar emenda parlamentar para esse programa”, declarou a parlamentar. 

O Secretário Nacional, Quirino Cordeiro reforçou que somente com ações integradas é possível enfrentar esse grave problema. “Contem com o governo federal e saiba que estamos juntos nessa luta, porque o uso de drogas afeta não só as pessoas, mas as famílias e toda estrutura social. Então é muito importante e relevante essa sensibilidade pois o problema das drogas não passa apenas pelo usuário mas por toda sociedade", destacou o secretário. 

Já o Secretário Estadual de cidadania e justiça, Heber Fidélis, também participou da solenidade e reforçou a política de apoio do governo estadual no enfrentamento a violência as drogas no Tocantins. “O estado tem apoio federal e estamos nos colocando à disposição dos municípios para contribuir com esse programa”, disse o secretário.

No lançamento estiveram presentes prefeitos e representantes de todos os 12 municípios beneficiados com o programa. Além de Porto Nacional, as cidades beneficiadas são: Araguacema, Divinópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Palmas, Chapada da Natividade, Natividade, Dianópolis, Novo Jardim, Combinado, Aurora e Taguatinga. 
 

INSTITUTO RECRIAR VIDAS

O Instituto Recriar Vidas é uma instituição brasileira focada nas ações de prevenção ao uso de drogas, estudo e promoção de iniciativas ligadas à saúde mental, aos fatores psicossociais e vulnerabilidades associadas. Atualmente, promove por meio de parcerias, incluindo a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED, ações de formação de equipes de multiplicadores em iniciativas de prevenção ao uso de drogas e vulnerabilidades sociais associadas, por meio do método de instrumentalização pedagógica e psicológica, utilizando a experiência e vivência reais como princípio de reconstrução e valorização da vida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »