18/04/2021 às 15h52min - Atualizada em 29/05/2021 às 00h00min
Digital Influencer Gabriel Inácio compara mobilidade urbana da Europa com Brasil
Grande parte dos países europeus estão à frente do Brasil no quesito mobilidade urbana. Muitos países europeus possuem um transporte público organizado, com linhas de ônibus e metrô eficientes, incentivo às ciclovias e estradas bem planejadas
Da Redação
SALA DA NOTÍCIA
Foto: REPRODUÇÃO
Em uma publicação no Instagram, Gabriel diz ter se surpreendido com ao conhecer de perto a mobilidade urbana da Bélgica. No post, ele fala sobre uma curiosidade do sistema de transporte de Bruxelas, que oferece cartões/tickets que permitem viagens integradas de trem, metrô e ônibus.
"O MOBIB é um cartão de plástico que tem que ser validado em estações de metrô, bonde ou ônibus. Já o JUMP oferece é um bilhete de papel que deve ser cadastrado nas maquininhas laranja", escreveu Gabriel na publicação.
O influencer conta que o bilhete da direitos a viagens ilimitadas de metrô, bonde ou ônibus por uma hora e, como os bilhetes não são nominativos, podem ser usados por mais de uma pessoa.
"Temos que apontar soluções e não apenas problemas, infelizmente, no país não é referência em Mobilidade. Grandes empresas como a Yellow sentiram na pele essa dificuldade e encerraram operação em várias cidades do Brasil. Precisamos nos espelhar nas grandes empresas e nos países que sempre olham para soluções inteligentes, acessíveis e sustentáveis."
O Brasil enfrenta um sério problema na área da mobilidade, muito em razão do processo de urbanização das metrópoles que ocorreram sem o devido planejamento. A solução está em buscar soluções inteligentes e sustentáveis em países que já avançaram neste quesito.