MENU

25/05/2021 às 21h36min - Atualizada em 25/05/2021 às 21h36min

Wagner recebe prefeito de Balsas para passar experiências que fazem de Araguaína destaque regional

Encontro contou com palestra sobre programas e processos administrativos do Município e visita a algumas das obras em execução e já concluídas

Marcelo Martin
Ascom/PMA
Para o prefeito de Balsas, Erik Silva, Araguaína é uma cidade moderna que está se preparando a longo prazo - Foto: Ascom-PMA/Marcos Sandes
  
Araguaína (TO) - O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, recebeu o prefeito de Balsas, Erik Silva, na última sexta-feira, 21, para passar experiências e apresentar obras que fazem do Município destaque regional. Encontro contou com palestra sobre programas e processos administrativos do Município e visita a algumas das obras em execução e já concluídas, como Feirinha e Via Norte.

 “Na parte administrativa, algumas mudanças deram muito resultado. Temos uma Controladoria com muita autoridade, uma Secretaria da Fazenda com liberdade para gerar receita sem elevar o imposto e da criação da Secretaria de Captação para conseguir mais recursos”, explicou Wagner. Além disso, o prefeito informou sobre os investimentos feitos em infraestrutura e o uso do financiamento internacional do Banco CAF (Corporação Andina de Fomento).
 
Para o prefeito Erik Silva, Araguaína é uma cidade moderna que está se preparando a longo prazo, com um plano de desenvolvimento que ele não encontrou em cidades do mesmo porte. “A gente sai com a segurança de que empréstimos junto às instituições financeiras são importantes para o desenvolvimento da cidade, assim como o recadastramento da planta imobiliária através de drones. Onde tem investimento público, a iniciativa privada acompanha”.

Estavam com o prefeito de Balsas o secretário da Saúde, Raylson Felix, o chefe de Gabinete, Luiz Pedro Silva Santos, primeira-dama e secretária da Assistência Social e Trabalho, Vivianne Coelho Martins, e o presidente da Acib (Associação Comercial e Industrial de Balsas), Roberto Portela.  
 
Uma das obras realizadas com financiamento internacional é a Via Norte, que junto à Via Lago na futura Via Sul, cruzará toda a cidade. A obra tem 70% da canalização da 1ª etapa já pronta, por onde a caravana caminhou e analisou a construção. “Nos últimos oito anos, Araguaína se tornou um espelho para a região. Eu, como empresário, vejo bons exemplos para aplicar no sul do Maranhão, como a Via Lago. Lá temos o Rio Balsas que corta cidade e penso numa orla gigante”, afirmou o presidente da Acib.
 

Roteiro

Após a reunião com Wagner, no Gabinete, o grupo conheceu a Nova Feirinha e aproveitou para saborear a culinária típica com o chambaril e panelada. Os visitantes, então, foram guiados pelo secretário municipal do Planejamento, Frederico Prado, e secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Hélter Dantas, por obras de Araguaína, começando pela Escola de Tempo Integral da Vila Azul, que tem previsão de conclusão para dezembro.
 
De lá, seguiram para o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e depois para Hospital Municipal Eduardo Medrado, que atualmente é hospital de campanha. “Nós temos um CER menor em Balsas e queremos expandir o atendimento como de Araguaína. Nessa visita nós vamos conhecendo e fazendo contato para isso”, contou o secretário da Saúde de Balsas.
 
No retorno, o grupo passou por diversos trechos com obras de infraestrutura, como os setores Morada do Sol, Ana Maria, Tocantins, Vitória, Palmas e Itaipu, de habitação, como as casas do loteamento Parque do Lago, onde 441 novas moradias estão em processo de construção, e esporte e lazer, como o já entregue Ginásio Esportivo Pedro Quaresma. Ao final de tarde, o grupo conheceu a construção do Centro de Convenções e terminou a visita na Via Norte.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »