25/05/2021 às 19h28min - Atualizada em 25/05/2021 às 19h28min
Pessoas com deficiência em geral podem ser vacinadas em Imperatriz
Vacinação deste público deve acontecer se chegarem doses já direcionadas
Maria Almeida
Ascom/PMI
Secretários Mariana Jales (Saúde), Eduardo Soares (Governo) e representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência e da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB. - Foto: Maria Almeida
Na manhã desta terça-feira, 25, foi realizada reunião para discutir logística de organização da vacinação das pessoas com deficiência para quando as doses chegarem. Há uma decisão judicial favorável para que as pessoas deste grupo sejam inclusas nas prioridades independente dos critérios de segmentação adotados anteriormente.
A liminar publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, TJMA, publicada em 20 de maio de 2021, determina que os municípios deem início à vacinação das pessoas com deficiência (seja ela física, mental, intelectual ou sensorial, conforme critérios conceituais fixados no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde), de imediato.
No entanto, o município de Imperatriz que é responsável apenas pela aplicação das doses, só poderá dar início ao processo de vacinação deste público, conforme recomendação, quando o Estado enviar as doses direcionadas para pessoas com deficiência em geral. E o Estado, por sua vez, informa que só pode enviar quando receber do Governo Federal.
“Estamos com equipe pronta para fazer a aplicação neste público, é só as doses chegarem que daremos início de imediato. É importante que todos saibam que no ato da vacinação devem apresentar a carteira da pessoa com deficiência. Os que ainda não tem, devem procurar o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, CRPD para emitir a sua” - explicou a secretária Mariana Jales.