MENU

25/05/2021 às 19h14min - Atualizada em 25/05/2021 às 19h14min

Comissão da OAB/MA se reúne com representantes dos serviços cartorários do Maranhão

OAB/MA
Foto: Divulgação
 
Como forma de estreitar os laços entre os cartórios e a classe advocatícia, a Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB Maranhão (CDNR) esteve reunida, por videoconferência, na tarde de quinta-feira, 20/05, com os principais representantes dos serviços cartorários do Maranhão.

Em pauta, esteve a elaboração do projeto que ajudará os advogados com questões relacionadas às normas, serviços e procedimentos realizados nos cartórios. Como serão oferecidas orientações, sempre que solicitadas, de como proceder em determinadas situações que envolvam os serviços extrajudiciais. Facilitando o trabalho dos advogados perante os cartórios.

Criada no mês passado, pelo presidente Thiago Diaz, a Comissão tem como objetivo aproximar a advocacia maranhense das serventias extrajudiciais, possibilitando uma atuação mais dinâmica e conciliadora, para que assim, entregue os resultados que o cidadão merece.

A presidente da Comissão, Sarah Morais, falou sobre a importância de estreitar o diálogo entre a classe e as serventias extrajudiciais. “Ainda na graduação eu tive a oportunidade de atuar durante 03 anos em um cartório de registro de imóveis e nesse período percebi que existia a falta dessa interação da advocacia com o extrajudicial. Pensando nisso, levei a ideia para o Dr. Thiago Diaz, presidente da OAB-MA, para que fosse criada a comissão de Direito Notarial e Registral, que logo foi atendida”, explicou.

“Com a criação da comissão queremos ter esse diálogo mais próximo com todas as atribuições cartorárias para que os advogados conheçam todos os procedimentos e saibam como lidar e usar os serviços dos cartórios a seu favor. Queremos apresentar outras possibilidades de resolver os litígios fora do Judiciário, pois casos que demoravam anos para serem resolvidos no mesmo, hoje, são resolvidos em dias ou até mesmo em horas nos cartórios”, destacou o vice-presidente da CDNR, Thiago Gama.

Presente na reunião, o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), Paulo de Tarso Carvalho, afirmou a importância da Comissão tanto para os serviços extrajudiciais, quanto para os advogados e advogadas destacando ainda a importância dos serviços cartorários para o trabalho a classe advocatícia. “É extremamente importante esse momento para que possamos nos conhecer melhor e apresentarmos um pouco mais do que os cartórios podem ser úteis para a advocacia, pois os serviços extrajudiciais estão cada vez mais indispensáveis para a desjudicialização no país”, disse.

“A comissão é de grande relevância para o estreitamento dos laços entre os cartórios e os advogados e advogadas, ela vem para fomentar, cada vez mais a advocacia extrajudicial e a desjudicialização, que já é bem desenvolvida e valorizada em outros estados”, frisou, Lucas Semeghini, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Maranhão (Anoreg-MA).

Devanir Garcia, presidente Arpen-MA, ressaltou a importância dessa parceria com os advogados e afirmou que os cartórios estão cada vez mais se modernizando e desafogando o Poder Judiciário e a classe advocatícia precisa se tornar, cada vez mais, parceira dos cartorários. “Acredito que trabalhando em conjunto, todos nós ganhamos. Estamos aqui para ajudar uns aos outros e recebemos com grande alegria a criação da comissão, pois acreditamos que ela trará os advogados para junto dos cartórios, fazendo com que essa parceira se desenvolva cada vez mais”, destacou.

Participaram da reunião além da presidente e do vice-presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/MA, Sarah Morais e Thiago Gama, o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), Paulo de Tarso Carvalho; o superintendente do IEPTB-MA e da CRA-MA, Christian Carvalho; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Maranhão (Anoreg-MA), Lucas Semeghini; secretário-geral da Anoreg-MA, Gustavo Dal Molin; o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Maranhão (CNB-MA), Pedro Henrique Lima; e o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (Arpen-MA), Devanir Garcia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »