MENU

24/05/2021 às 19h58min - Atualizada em 24/05/2021 às 19h58min

Maranhão recebe 300 mil doses extras de vacinas contra Covid-19

A cota extra vai acelerar o processo de imunização, especialmente na Grande Ilha, para onde as doses serão destinadas.

SECAP/MA
Doses extras vão acelerar vacinação - Foto: Brunno Carvalho
Chegaram nesta segunda-feira (24), às 16h, as 300 mil doses de vacinas AstraZeneca prometidas pelo Ministério da Saúde. As doses serão enviadas à Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, onde serão organizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a distribuição.  

Com as novas doses, o Maranhão já recebeu 2.872. 260 doses, sendo 1.181.740 de CoronaVac, 1.630.850 de AstraZeneca e 59.670 doses da Pfizer.

Vacina Pfizer para Imperatriz

O Governo do Estado dá continuidade à expansão da vacinação com o imunizante Pfizer para outros municípios maranhenses. Nesta segunda-feira (24), foi a vez das cidades de Imperatriz e Balsas abrirem salas de vacinação para imunizar gestantes e puérperas com comorbidades com doses da vacina Pfizer.  

A chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, destaca o acompanhamento da SES na expansão da vacinação com a Pfizer no Maranhão. “Desta vez serão contemplados os municípios de Balsas e Imperatriz, cujo critério para escolha foi a maior população do público-alvo a ser imunizado.

A equipe da SES realizou uma capacitação prévia com todas as equipes que irão manipular esses imunizantes e também estará acompanhando o processo de aplicação das vacinas durante a semana nas salas de imunização”, afirma Halice Figueiredo. 

Foi feito, por parte dos municípios, um levantamento do quantitativo do público-alvo a ser imunizado, que serão gestantes e puérperas com comorbidades, e baseado nesse levantamento as doses serão disponibilizadas. 

“Já estamos com tudo pronto e organizado para iniciarmos a imunização com a Pfizer nas nossas gestantes e puérperas com comorbidades. Esse será um passo muito importante na luta que estamos travando há mais de um ano contra a Covid-19 aqui na Região Sul do Maranhão”, afirma o gestor da Regional de Saúde de Balsas, Giltarlã Araújo. 
 
A distribuição desses imunizantes para as cidades de Balsas e Imperatriz foi realizada por via aérea nas primeiras horas desta segunda-feira (24). Em Imperatriz, a imunização acontece na Casa da Gestante. Já em Balsas, a sala de imunização funcionará no Hospital Regional de Balsas. As vacinas estarão disponíveis do dia 24 ao dia 28 de maio, das 8h às 16h, para o público já cadastrado pelos municípios. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »