MENU

20/05/2021 às 19h47min - Atualizada em 20/05/2021 às 19h47min

Governo confirma variante indiana da Covid-19 em tripulantes de navio ancorado na costa maranhense

SECAP/MA
Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula - Foto: Márcio Sampaio
  
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou, nesta quinta-feira (20), casos da variante indiana da Covid-19 em tripulantes de navio ancorado na costa maranhense. Trata-se da B.1.617.2, uma das três versões já identificadas da variante indiana B.1.617. A variante foi detectada nas seis amostras enviadas para análise no Instituto Evandro Chagas (IEC). Os tripulantes do navio “MV SHANDONG DA ZHI” seguem sendo monitorados e não há confirmação da circulação do vírus em território maranhense.   

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante entrevista coletiva. O secretário elencou também as medidas que estão sendo tomadas. “O Ministério está enviando uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde para o Maranhão. Nós temos atuado em conjunto com a ANVISA e destaco que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas, a tripulação está isolada e o navio não tem permissão para atracar em solo maranhense. A SES e a ANVISA monitoram diariamente a evolução do quadro de saúde dos tripulantes que estão isolados no navio”, disse Carlos Lula. 

Das 15 amostras positivas colhidas dos tripulantes, seis apresentaram maior carga viral para o sequenciamento genômico, que resultou na confirmação da B.1.617.2, considerada variante de atenção, já que pode estar relacionada a uma maior transmissão e, consequentemente, aumento dos casos de internação. As demais amostras dos tripulantes apresentaram carga viral muito baixa.   
Durante a coletiva, também foi anunciado que as pessoas que tiveram contato com os três pacientes que estiveram fora do navio, para assistência em um hospital particular da capital, seguem monitoradas e passarão por testagem.

“É importante destacar que todos os casos foram identificados em tripulantes isolados e, portanto, não há transmissão local confirmada no Maranhão. Além disso, os estudos preliminares mostram que as vacinas continuam sendo eficazes, inclusive para as novas variantes”, pontuou o diretor do Laboratório Central de Referência em Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA), Lídio Gonçalves. 

Condições clínicas 

Durante a coletiva, foi atualizado o quadro clínico dos 24 tripulantes do navio. Dos 15 que apresentaram resultado positivo para a Covid-19, 12 permanecem assintomáticos. Dos três pacientes que precisaram de assistência médica, dois retornaram ao navio e apresentam sintomas leves, enquanto um permanece internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de unidade de saúde da rede privada, com quadro de saúde considerado estável.     
Medidas preventivas

A importância das medidas de prevenção também foi assunto na coletiva concedida nesta quinta-feira (20). O superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz, destaca que a manutenção dos protocolos sanitários é indispensável. “Independente da detecção da nova variante, precisamos continuar adotando as medidas preventivas como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social. Estas ações continuam sendo eficazes para evitar o risco de contaminação pela doença”, ressalta.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »