MENU

23/05/2021 às 00h00min - Atualizada em 23/05/2021 às 00h00min

Livros & Leitura

Da Redação
GB Edições

Loiro Pivete: Da Margem ao Centro

Foi lançado no site www.loiropivete.com.br, o livro digital fotográfico “Loiro Pivete: Da Margem ao Centro”, de autoria da fotógrafa baiana Ana Lee Sales.  O fotolivro se embala no movimento estético de descoloração e pintura de cabelo de jovens negros de Ilhéus-BA. O projeto é construído com intuito de fortalecer narrativas e valorizar a criatividade e ousadia da moda periférica, que atravessa estruturas, olhares e redefine noções de autoestima e identidade. O fenômeno popularmente conhecido como “Loiro Pivete” está vinculado a ritmos periféricos como o pagodão baiano e o funk carioca e se estabelece como uma forma de pensar moda a partir de referências de dentro da própria comunidade. Para compor o livro fotográfico, Ana Lee registrou imagens e essências de crianças e jovens nas comunidades onde moram. “Acredito no potencial da arte, cultura e beleza humana na construção de uma sociedade mais justa, plural e diversa, com indivíduos respeitados por sua identidade e estilo, admirados por sua ousadia e inteligência, uma sociedade onde ser pivete seja símbolo de alegria, irreverência e criatividade”, destaca a fotógrafa. Imagens da iniciativa estão disponíveis no Instagram @loiro.pivete. O livro pode ser baixado gratuitamente.
 

Raízes – A Força da Minha Origem

Neta de imigrantes japoneses, a escritora baiana Luciana Nagao procura preservar traços e influências positivas dessa mistura oriental e rural brasileira. “Raízes – A Força da Minha Origem” busca expressar os vínculos familiares e regionais a partir de uma narrativa direcionada especialmente àqueles com pouco acesso aos livros. A linguagem simples vem apoiada de recursos que tornam a leitura ainda mais leve e prazerosa, como frases curtas e letras maiores. Antes da introdução, a autora anuncia que o leitor encontrará palavras que talvez não conheça. Por isso, elas estão destacadas em negrito com um asterisco, complementado com a devida explicação. Arrendado, pinguela, embornal e matutei são algumas palavras que compõem o dicionário. O cunho regional de muitas expressões é explicado pela ambientação da obra, a Bahia, no final da década de 1970. É nela que o romance avança pelos anos ao narrar a história de um rapaz que viveu a infância e adolescência no meio rural sem poder ir para a escola. A perseverança do protagonista torna a trajetória um exemplo para quem, com amor e bons princípios, encara as mais duras lutas. Em páginas intercaladas ou entre capítulos, a autora propõe uma conversa com o leitor para que responda questões relacionadas ao enredo como um exercício prático de fixação e troca. Além da escrita, a interação também acontece por meio de desenhos e pinturas com o objetivo de promover reflexões sobre temas como o poder da mente, as escolhas e o que esperar da vida. Escrito inicialmente para as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar, sentem dificuldade para entender ou não gostam de ler, a obra foi além. Cativa de crianças a idosos ao proporcionar empatia e respeito incondicional à história e aos limites de cada um. “O prazer de chegar ao fim e perceber que entendeu tudo – isso não tem preço para quem nunca leu um livro inteiro”, sintetiza a autora. Com 132 páginas, o livro é da Editora Capella Editorial.
 

Da República

Produzida em 54-51 a.C. uma das obras mais antigas de Cícero é também uma das mais atuais. “Da República”, um dos maiores legados políticos da humanidade, apresenta as ideias de um dos maiores filósofos de todos os tempos: Marco Túlio Cícero. Seus ensinamentos mudaram a ordem política mundial e permeiam até hoje os diálogos sobre a ética, a justiça e a coletividade. E, um exemplo da influência do orador, escritor, advogado e político romano nos sistemas de governo é a organização dos Estados, sobretudo nos países ocidentais, incluindo o Brasil. Este clássico do pensamento da humanidade traz lições tanto jurídicas quanto políticas de que o interesse particular de cada um deve estar subordinado ao interesse superior do conjunto, ou seja, é o texto mais antigo que remete a máxima jurídica: “o direito coletivo sobrepõe o direito individual”. Com esses dizeres atemporais, o autor apresentou aos romanos as escolas da filosofia grega. Em uma república capaz de conquistar e construir um império gigantesco, Marco Túlio Cícero descreve diálogos que exaltam a ética, a justiça e a boa-fé. Com 112 páginas, “Da República” chega com novo design de capa integrando a coleção da obra ciceriana “Dos Deveres” e “As Catilinárias”, ambas publicadas pela Edipro, a editora dos clássicos.
 

Eros: Um Amor Proibido

Amor, inveja, rivalidade, sedução, beleza e vingança. Esses são alguns pontos cruciais apresentados na obra “Eros: Um Amor Proibido”. Escrito por Fernanda Schmitt, de apenas 17 anos, a trama, que é uma releitura contemporânea do clássico mito grego Eros e Psiquê, tornou-se best-seller na Amazon. Este romance é um convite ao leitor para conhecer uma história de amor proibido – entre um deus e uma mundana. Assim como no mito, Eros, o deus do amor e do erotismo, ganha uma missão na Terra: executar a vingança traçada pela deusa e mãe, Afrodite que inveja a beleza da mortal Psiquê Di Laurentis. Porém, o sedutor Eros não esperava encontrar uma mulher tão hipnotizante quanto Psiquê e, menos ainda, se apaixonar. A jovem que cursa a faculdade dos sonhos, Filosofia na Universidade de Chicago, é o tipo de figura feminina de personalidade forte, determinada, inteligente e dona de uma beleza majestosa que até os deuses param para admirar. Em meio a esperança, conflitos e cicatrizes antigas, um sentimento catastrófico e proibido surge no coração de ambos. Afastando-se da vingança proposta pela deusa da beleza, o protagonista deixa-se levar pela atração instantânea e a curiosidade de conhecer melhor a moça, que se rende aos encantos de Eros. Mas, o que o casal não espera é a chegada de uma poderosa entidade capaz de devastar o amor e tudo que construíram juntos. Com 316 páginas, o livro é uma publicação independente.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...