MENU

19/05/2021 às 20h16min - Atualizada em 19/05/2021 às 20h16min

​Wagner garante aumento de 5% da data-base para servidores públicos municipais

Reajuste no salário dos servidores foi anunciado durante reunião com Sisepar e Sintet e se estenderá aos cargos comissionados

Felipe Maranhão - Felipe Maranhão
Ascom/PMA
Reajuste no salário dos servidores foi anunciado durante reunião com Sisepar e Sintet e se estenderá aos cargos comissionados - Foto: Marcos Sandes
  
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, anunciou o aumento de 5% no pagamento do salário dos servidores públicos municipais. O projeto de reajuste da data-base é referente à correção monetária em decorrência da inflação no período dos últimos 12 meses e deverá ser enviado à Câmara de Vereadores de Araguaína para votação.

O aumento retroativo a 1º de março foi anunciado durante uma reunião entre o prefeito Wagner Rodrigues e representantes do SINTET (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins) e do SISEPAR (Sindicato dos Servidores Públicos de Araguaína). O pagamento irá representar uma injeção de R$ 10,8 milhões anuais na economia da cidade e irá beneficiar também os servidores efetivos, comissionados e contratados.

“O reajuste da data-base é um direito do servidor público e entendemos a necessidade desta correção em um momento difícil como este que estamos enfrentando. Mas para que pudesse acontecer de forma responsável, nós fizemos um estudo técnico do impacto nas contas do Município, garantindo que a Prefeitura honre com todos os compromissos e continue investindo no seu desenvolvimento”, disse o prefeito.

Diálogo com as classes

A Lei Complementar que regulamenta o reajuste da data-base tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando o período dos 12 meses anteriores. De acordo com a lei, o impacto orçamentário-financeiro deve estar devidamente previsto em conformidade com a Lei Orçamentária Anual, com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O objetivo do aumento anual do salário com base na inflação é assegurar o padrão de vida do trabalhador, mantendo o seu poder de compra e foi recebido com satisfação pelos representantes dos sindicatos.

“Nós vemos de forma bastante positiva a iniciativa do município em procurar o diálogo com os servidores. Conseguimos o reajuste da data base e deixamos encaminhadas outras pautas, como o plano de carreira”, comentou a presidente do SINTET, Rosi Franca.

“Para nós o valor do reajuste da data base ficou dentro do que estávamos almejando e acredito que o servidor compreende que está havendo abertura para que nós possamos conquistar além dessa, outras demandas da classe”, disse o presidente do SISEPAR, Carlos Guimarães.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »