MENU

15/05/2021 às 20h58min - Atualizada em 15/05/2021 às 20h58min

Datas Comemorativas

(16 a 22 de maio de 2021)

Da Redação
GB Edições
Usando equipamentos e técnicas adequadas, a apicultura pode ser um negócio muito rentável / GB Imagem
22 de maio - Dia do Apicultor
 
Desde a mais remota antiguidade, o mel faz parte da alimentação humana. Hoje considerado por alguns como uma iguaria, é usado em alguns casos como substituto do açúcar tanto na alimentação quanto na produção de remédios, sem contar que os derivados do mel por si só constituem verdadeiros medicamentos para algumas doenças.

Há muito tempo a produção do mel é um verdadeiro fascínio para alguns. Como é que um pequeno inseto é capaz de produzir algo tão delicioso e energético somente a partir do pólen das flores? E como é que estes seres conseguem se organizar de modo tão complexo?

Hoje a apicultura se tornou um negócio rentável e muito bem organizado, mas nem sempre foi assim já que as abelhas não possuem senso de humor e não gostam nem um pouco de serem importunadas em seu habitat, por isso foi preciso desenvolver algumas técnicas de proteção e manuseio para evitar acidentes com muitas picadas que podem até levar à morte.

O apicultor conta hoje com uma completa infraestrutura para o manuseio das colmeias assim como tem acesso a valiosas informações de como, quando e onde criar suas abelhas, sem colocar em risco sua vida e a da comunidade.

Para se chegar a isso, a complexa organização social das abelhas foi estudada por numerosos pesquisadores.

Esses insetos têm um sistema coletivo surpreendente: o lugar que habitam é a colmeia, na qual vivem no verão cerca de cinquenta mil indivíduos adultos, entre eles a rainha, os zangões, um grande número de abelhas operárias e milhões de larvas em diferentes estágios de evolução.

A rainha é a única capaz de pôr ovos. Os zangões que não trabalham, cumprem o importante papel da reprodução e são alimentados pelas operárias.

Durante o inverno, os alimentos ficam escassos e os zangões não desempenham nenhuma função na sociedade, sendo, por isso, exterminados pelas operárias. Estas são abelhas fêmeas que carregam o pólen e o néctar, fabricam o mel e produzem a cera.

O favo de mel possui um elevado nível de organização: os ovos, as larvas e as crisálidas estão localizados nos alvéolos centrais, por causa de sua necessidade de calor.

Em volta deles encontram-se os alvéolos que contém pólen e estes estão rodeados por alvéolos nos quais as abelhas armazenam o mel.

No entanto, a intervenção do Homem na natureza pode causar a extinção das abelhas. Entidades ambientais vêm alertando para este perigo. A causa é o uso excessivo de inseticidas nas lavouras e isso desequilibrou o sistema natural. As abelhas são fundamentais para a polinização das plantas e, consequente, produção de alimentos. O fim das abelhas põe em risco a sobrevivência do Planeta.
 

16/05

- Dia do Faxineiro
- Dia do Gari
- Dia do primeiro núcleo da colonização dirigida em Nova Friburgo (RJ) por alemães convidados por D. João VI (1818)

18/05

- Dia das Raças Indígenas da América
- Dia do Vidreiro
- Dia Internacional dos Museus

19/05

- Dia em que foi considerado ilegal o tráfico de escravos (1830)
- Dia dos Acadêmicos do Direito 

20/05

- Morte de Ana Neri, enfermeira voluntária na Guerra do Paraguai (1880)
- Dia do Comissário de Menores
- Morte do poeta Luiz Guimarães Júnior (1893)
- Visita de D. Pedro II e sua comitiva à cidade de Antonina, no Paraná (1880)

21/05

- D. Pedro II e sua comitiva chegam a Curitiba, Paraná (1880)
- Dia da Língua Nacional
- Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural
- Morre Cristóvão Colombo, navegador que descobriu a América (1506)

22/05

- Dia do Apicultor
- Dia do Economiário
- Retorno do Conde Maurício de Nassau à Holanda (1644)
- Dia das Comunidades Eclesiais de Base
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »