MENU

14/05/2021 às 21h00min - Atualizada em 14/05/2021 às 21h00min

Caravana inédita do prefeito com vereadores vistoria obras em Araguaína

Ação conjunta será mensal e pretende dar transparência às ações da gestão para a fiscalização do Legislativo. A primeira vistoria foi realizada em 15 obras nessa quinta-feira, 13

Marcelo Martin
Ascom/PMA
Os setores Itaipu e Palmas, que já tiveram parte da infraestrutura instalada, estão em obra para pavimentação em todas as vias - Foto: Marcos Sandes-Ascom/PMA
  
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, realizou vistoria em 15 das várias obras municipais juntamente com vereadores nessa quinta-feira, 13. A caravana percorreu setores de norte a sul da cidade para analisar a evolução da infraestrutura urbana e a construção de prédios públicos e habitações em bairro planejado. A ação conjunta será periódica, a cada um ou dois meses.
 
“A gestão precisa ser integrada porque o Legislativo também participa em muitas decisões da Prefeitura. É um processo de transparência e coletividade para trazer mais qualidade de vida para a população”, afirmou Wagner. O prefeito foi auxiliado pelos secretários da Infraestrutura, Simão Moura Fé, e do Planejamento, Frederico Prado.
 
Para o presidente da Câmara, Gideon Soares, a ação inédita nessa gestão contribui para a melhoria do serviço público. “A Câmara costuma convocar os secretários para dar explicações sobre as ações no Município, então essa ação é uma inversão do trabalho e mostra que a Prefeitura está ajudando na fiscalização feita pelo Legislativo”. 

Roteiro extenso

A visita nas obras teve início às 14 horas, com saída da Câmara Municipal. De lá, a caravana seguiu para a 1ª etapa da Via Norte, com instalação das aduelas para canalização dos córregos Neblina e Canindé, onde haverá pistas, calçadas, canteiros e ciclovias.
 
Também houve passagem pela região onde será construída a 2ª Etapa da Via Norte, na continuação da Avenida Amazonas, no Setor Araguaína Sul. O serviço já tem contrato assinado pela Prefeitura e a empresa vencedora da licitação se mobiliza para começar a obra nas próximas semanas.
 
Continuando para o norte, o grupo chegou ao Setor Maracanã. Recentemente, foram asfaltadas a Avenida Rouxinol e as ruas Mutum e Arapongas. Atualmente, as equipes estão preparando as ruas Beija-Flor e Gaivota para pavimentação e concluindo o meio-fio nas ruas que receberam nova infraestrutura.

Nos quatro cantos

Na continuação, o grupo seguiu para o leste, região que tem sete setores em obra. No Morada do Sol, a Avenida Perimetral está sendo pavimentada. Essa é a última via do setor a receber o concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e faz divisa com o Setor Ana Maria, que já tem a drenagem instalada e também receberá asfalto pela primeira vez, na sequência.
 
Do outro lado da TO-222, o Setor Tocantins está quase concluído, faltando apenas a pavimentação para duplicar a Avenida das Malvas. O Setor Vitória segue em fase de implantação da drenagem. Atualmente, as equipes realizam o serviço na Rua Samambaia.
 
Voltando em direção ao centro, os setores Itaipu e Palmas, que já tiveram parte da infraestrutura instalada, estão em obra para pavimentação em todas as vias. A movimentação atual é nas ruas Brusque, Curitibanos, Oswaldo Cardoso, Perimetral, Cabral, 5 de Abril e Trindade. 

Desenvolvimento e educação

Descendo ao sul, a caravana passou pelo Bairro de Fátima, onde algumas ruas foram contempladas com asfalto pela primeira vez e as atividades serão retomadas nos próximos dias para cobertura total do setor. A região também conta com a construção de novas habitações em bairro planejado e dois novos prédios importantes para a evolução da educação e desenvolvimento econômico.
 
No Parque do Lago 2, estão sendo construídas 441 novas casas que começam ser entregues a partir de julho. O bairro tem infraestrutura completa, com escola, creche, UBS (unidade básica de saúde), pavimentação, drenagem e iluminação de LED.
 
A Escola de Tempo Integral da Vila Azul tem 35,5% da obra concluída para atender 1.500 crianças do bairro e ainda as dos setores Monte Sinai, Xixebal, Nova Araguaína e Bairro de Fátima. Serão 18 salas para o Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 5º ano, para crianças de 6 aos 10 anos, ginásio de esportes, auditório, laboratórios e até uma piscina semiolímpica.
 
O último ponto visitado foi no Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína), quase às 18 horas, onde a construção do Laticínio Público Municipal está em fase de acabamento e deve ser concluído no próximo mês. Com o local será possível recuperar a bacia leiteira da região, proporcionando ainda melhores preços para o produtor e também ao consumidor.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »