MENU

14/05/2021 às 18h19min - Atualizada em 14/05/2021 às 18h19min

Josivaldo JP defende investimentos em Turismo e Infraestrutura

Da Asessoria
Deputado Josivaldo JP e ministro do Turismo, Gilson Machado - Foto Divulgação
  
Em Brasília durante esta semana, o deputado federal Josivaldo JP (PODEMOS/MA) traçou um roteiro bem programado na Esplanada dos Ministérios. Esteve com o ministro do Turismo, Gilson Machado, e com o ministro Tarcísio Freitas, da Infraestrutura. “Turismo e infraestrutura são dois temas diretamente ligados, por isso me reuni com os dois ministros na mesma semana. Nossa região tem vocação para o turismo de lazer, principalmente pelas belezas naturais do Polo da Chapada das Mesas, nossos rios, vales e cachoeiras, e também tem vocação pujante para o turismo de negócios, como feiras e eventos. E para os dois, é preciso infraestrutura: boas estradas, aeroportos e outras condições. São áreas indissociáveis”, explica o parlamentar da região tocantina.

No Ministério do Turismo, além de traçar uma perspectiva para o turismo no Maranhão nos próximos meses, Josivaldo JP pleiteou ao ministro Gilson Machado a abertura do curso de capacitação de empreendedores comunitários do turismo para a região. “Em março o MTur ofertou curso gratuito de empreendedorismo comunitário para Rota das Emoções, direcionada ao setor de turismo em seis municípios onde estão os Lençóis Maranhenses. O curso é em formato EaD, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão/UFMA. A ideia é dar a oportunidade de qualificação profissional para os empreendedores comunitários também aqui da nossa região da Chapada das Mesas”, ressalta o deputado Josivaldo JP.

O Pólo Turístico da Chapada das Mesas engloba Itinga do Maranhão, Açailândia, Imperatriz, Campestre do Maranhão, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas, Tasso Fragoso, Alto Parnaíba, Formosa da Serra Negra e Fortaleza dos Nogueiras. 

“O turismo de negócios também é muito importante para a economia local e precisamos fomentar essa atividade. Temos grandes feiras em Imperatriz e na região, por exemplo, a FECOIMP e feiras agropecuárias. O setor de eventos foi também muito penalizado na pandemia, tanto que apoiamos a aprovação do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, na Câmara dos Deputados, para auxiliar na revitalização do setor”, lembra o parlamentar.

INFRAESTRUTURA

Com o ministro Tarcísio Freitas, o deputado federal Josivaldo JP tratou da situação dos aeroportos de Imperatriz e Balsas, inclusive a regularidade dos voos em Imperatriz, que é importante para a retomada tanto de viagens de lazer quanto de negócios. “A logística do transporte de cargas é potencializada por voos regulares, e o ambiente de negócios é prejudicado pela falta de operação dos aeroportos, incluindo o e-commerce, que está forte nesta pandemia”, afirma o deputado.

Outro tema discutido foi as próximas etapas da duplicação do trecho urbano de Imperatriz, na BR 010. O deputado Josivaldo JP levou ao ministro da Infraestrutura a visão de quem está vivendo a ansiedade pela conclusão da obra e a importância que terá para a população local e todos os que trafegam por aquele trecho.

“Levei ao ministro Tarcísio também a necessidade da manutenção da malha asfáltica do trecho Estreito-Imperatriz, que precisa muito de recuperação. O ministro se mostrou muito sensível ao nosso pleito para que essa restauração entre no radar do Ministério quanto às necessidades na infraestrutura rodoviária maranhense”, complementa Josivaldo JP.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ministro Tarcísio Freitas reforçou que a obra da duplicação da BR 010 no trecho urbano de Imperatriz vai tomar corpo, e confirmou a sua vinda ao Estado, juntamente com o presidente da República Jair Bolsonaro, na inauguração da ponte na BR 235 que liga o Maranhão ao Piauí, no dia 20 de maio. 

“Convidei o ministro Tarcísio e o presidente Bolsonaro para virem até Imperatriz, até para verem de perto a importância dessa obra na BR 010. A agenda da viagem ao Maranhão ainda será definida nos próximos dias, mas o convite está feito”, finaliza o deputado federal Josivaldo JP. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »