MENU

14/05/2021 às 18h05min - Atualizada em 14/05/2021 às 18h05min

Semana de combate ao abuso e exploração sexual infantil tem início em Imperatriz

Ações serão realizadas pelas redes sociais

Sara Batalha
Ascom/PMI
A rede que enfrenta o crime em Imperatriz preparou uma vasta programação - Foto: Sara Batalha
  
Entre os dias 17 e 21 de maio ocorre a Semana de combate e enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Com o objetivo de fortalecer a luta contra esse crime, a campanha é nacional e seu dia D é na próxima terça-feira, 18 de maio. A rede de enfrentamento inclui o Centro de Referência Especializada de Assistência Social- Creas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Sedes que prepararam uma vasta programação. 

Janaína Ramos, secretária da Sedes, ressalta que esta é uma das datas mais importantes na agenda do país. “Quando o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes atinge o direito e o desenvolvimento saudável das novas gerações. O tema, além de prioritário, figura entre os mais desafiantes da agenda social do país. Está na lei: criança e o adolescente são pessoas em condição peculiar de desenvolvimento. É absolutamente prioritário o atendimento das suas necessidades. A família, a sociedade e o Estado são responsáveis pela garantia desses direitos. Criança nasceu pra ser amada e não abusada! Disque 100, denuncie!” incentivou. 

A coordenadora do Creas, Jucilene Reis, conta com a participação de todos nessa luta. “As mobilizações em todo o país buscam conscientizar a sociedade para o enfrentamento dessa questão. Participe desse esforço. Aqui em  Imperatriz esse cenário também é assustador, nossas crianças e adolescentes estão expostos. Por isso, a Prefeitura, a Secretaria  Municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social, CREAS, convocam a todos para combater essa chaga”, convocou.

Como surgiu a data?

A data foi escolhida em memória do “Caso Araceli”, crime que aconteceu em 18 de maio de 1973 e na época chocou o país. Araceli Crespo era uma garota de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada na cidade de Vitória, no Espírito Santo. O Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. (Sara Batalha – Ascom)

Programação da Semana

DIA 17/05/2021 – Segunda-feira
MANHÃ
Divulgação na mídia sobre Programação da Semana 18 de Maio – Do combate e enfrentamento do abuso e exploração sexual de criança e adolescente.
10H – Abertura da Semana 18 de Maio
Comentarista: Janaína Ramos – secretária de Desenvolvimento Social
Vídeos transmitidos pelas redes sociais:  @prefeituradeimperatriz/Instagram, @creas.itz/Instagram e facebook
11H – Vídeo transmitido pelas redes sociais.
TEMA: Dados estatísticos de violência de criança e adolescente vitima de abusos. Comentarista: Jucilene Reis de Oliveira Gomes, Coordenadora do CREAS e Psicopedagoga. Transmissões nos canais: @prefeituradeimperatriz/Instagram, @creas.itz/Instagram e facebook
 
DIA 18/05/2021 – Terça-Feira
MANHÃ
10H – Transmissão de vídeo.
TEMA: Relatando sobre o 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente.
CANAL: instagram/@creas.itz
10H30M – Transmissão de vídeo. “Quando o Silêncio fala”.
CANAL: instagram/@creas.itz
TARDE:
16H – LIVE: Realizada e Transmitida pela Defensoria Pública do Maranhão.
TEMA: Caminhos e desafios para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Palestrante: Maduca Lopes, Professora, ex-conselheira tutelar, escritora, mentora, consultora dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.
Mediador: Dr. Fabio Carvalho, Defensor Público.
Canal: Youtube/ADPEMA ASCOM e Youtube/Defensoria Pública do Maranhão
 
DIA 19/05/2021 – Quarta-feira
MANHÃ :
10H – Transmissão de vídeo.
TEMA: Andamento do processo dos supostos agressores de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.
Comentarista: Dr. Jorge Figueiredo dos Anjo Júnior, Juiz de Direito da 3ª Vara Criminal da Comarca  de Imperatriz-MA.
CANAL: instagram/@creas.itz
TARDE:
LIVE: Realizada e Transmitida pela Delegacia de proteção especial de criança e adolescente – DPCA. TEMA: Atuação do CREAS, nos casos de violência sexual. Participação: Jucilene Reis de Oliveira Gomes, Coordenadora do CREAS e Psicopedagoga.
Transmissão no canal: Google/Meet
15h – Transmissão de vídeo.
TEMA: Os procedimentos jurídicos frente às vítimas de violência Abuso e Exploração Sexual  de Criança e Adolescente. Comentarista: Dr. Fairlano Aires Asevêdo, Delegado de polícia – DPCA.
Transmissão no canal: Instagram e Facebok @creas.itz
 
DIA 20/05/2021 – Quinta –Feira.
MANHÃ
12h – Transmissão de vídeo.
TEMA: Atuação do Conselho Tutelar de Imperatriz/MA, no enfrentamento ao Abuso Sexual na primeira infância. Comentarista: Conselheiros da Área I.
CANAL: Instagram/@creas.itz, Instagram/@ct_itzma
TARDE
15H – Transmissão de vídeo.
TEMA: Atuação do Conselho Tutelar de Imperatriz/MA, no enfrentamento ao Abuso Sexual na adolescência. Comentarista: Conselhereiros da Área II.
Canal: Instagram/@creas.itz e Instagram/@ct_itzma
NOITE
19H – LIVE: Realizada pela Subseção de Imperatriz – OAB.
TEMA: A proteção de criança e adolescente contra a exploração sexual comercial. Palestrante: Luciano Aragão Santos. Procurador do Trabalho. Diretor-Geral do Ministério Público do Trabalho. Mestrando em Direito pela Universidade Católica de Brasília.
2º TEMA: “Prevenção e Combate aos Crimes de Pedofilia (abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes)”. Palestrante: Carlos José Silva Fortes. Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais. Especialista em Direito Penal pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas. Coordenador do movimento nacional “Todos contra Pedofilia”.
CANAL: Zoom
 
DIA 21/05/2021 – Sexta- feira.
09H30M – Transmissão de vídeo.
TEMA: Tipos de Violência sofridos por crianças e adolescente. Comentarista: Dra. Úrsula Joanne Franco de Sousa Lima, psicóloga do CREAS.
CANAL: instagram/@creas.itz
10H – Transmissão de vídeo.
TEMA: Sinais e consequências de crianças que sofrem violência (Abuso e Exploração Sexual). Comentarista: Dra. Úrsula Joanne Franco de Sousa Lima, psicóloga do CREAS.
CANAL: instagram/@creas.itz
10H30M – Transmissão de vídeo.
TEMA: Precauções importantes da prevenção contra o Abuso e Exploração Sexual. Comentarista: Dra. Úrsula Joanne Franco de Sousa Lima, Psicóloga do CREAS.
CANAL: instagram/@creas.itz

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »