MENU

13/05/2021 às 20h13min - Atualizada em 13/05/2021 às 20h13min

Avenida comercial em Araguaína vai ganhar calçadas com acessibilidade

Obra compreende trecho da Avenida Cônego João Lima, na região do Entroncamento, que liga as avenidas Bernardo Sayão e Tibúrcio Dantas

Felipe Maranhão
Ascom/PMA
As calçadas terão regularização do nível, eliminando obstáculos de mobilidade para deficientes físicos - Foto: Ascom-PMA-Marcos Sandes
  
Após a implantação de mais de 4 km de calçadas com acessibilidade em setores mais afastados do Centro da cidade, como Morada do Sol 3, Ana Maria e Maracanã, a Prefeitura de Araguaína também irá iniciar o trabalho de infraestrutura na Avenida Cônego João Lima, na região conhecida como Entroncamento. Serão implantados mais de 6 km de calçadas acessíveis no trecho que que liga a Av. Bernardo Sayão, paralela à BR-153, até a Av. Tibúrcio José Dantas, no Setor Jardim Pedra Alta, próximo ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

As calçadas passarão por um trabalho de regularização do nível, eliminando os obstáculos de mobilidade para deficientes físicos utilizando um sistema de pisos intertravados que possuem uma superfície regular antiderrapante, possibilitando também a aplicação de piso tátil para auxiliar na locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão.

“Esse sistema está sendo aplicado em toda a cidade e foi escolhido pela durabilidade e facilidade de manutenção sem a necessidade de quebrar as calçadas e facilidade em receber as rampas para cadeirantes. Além disso, o piso intertravado auxilia na drenagem da água das chuvas, o que auxilia na prevenção de alagamentos”, explicou o prefeito Wagner Rodrigues.

Investimento

A obra deverá ser iniciada no dia 17 de maio e será executada por etapas, para evitar transtornos aos moradores e comerciantes da região. Ao todo, serão investidos R$ 1 milhão em recursos do Município, Ministério do Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica Federal.

A equipe de fiscalização da Secretaria da Infraestrutura, juntamente com o Demupe (Departamento de Posturas e Edificações) fará um trabalho informativo com moradores e comerciantes da região para orientar a população a respeito das adequações que serão feitas no local. Durante a obra, as equipes da ASTT farão a interdição de algumas ruas para readequar o fluxo no trânsito e evitar congestionamentos.

Acessibilidade nos bairros

Além dos 4.102 metros quadrados de calçadas construídos para atender a população de setores como Morada do Sol 3, Tocantins e Jardim Vitória, a meta do Município é concluir mais 122.896,91 metros quadrados de calçadas com acessibilidade e beneficiar outros 13 bairros de Araguaína que já estão recebendo a primeira etapa de infraestrutura com a pavimentação das ruas e construção de meio-fio que permitirá a instalação das calçadas.

“Estamos avançando cada vez mais, nossa meta é que Araguaína se torne realmente uma cidade inclusiva em todos os aspectos. A acessibilidade das calçadas é um dos pontos importantes para proporcionar qualidade de vida à população e garantir direitos iguais, incluindo os deficientes físicos”, destacou o prefeito.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »