MENU

13/05/2021 às 18h55min - Atualizada em 13/05/2021 às 18h55min

Menos de cinco meses

Parceria entre governo do Estado e Município entrega à população de Porto Franco10 leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria

Ascom PM/PF
Carlos Brandão e Deoclides Macedo durante inauguração - Foto: Divulgação
Em parceria, a Prefeitura de Porto Franco e o Governo do Estado, entregaram à população 10 leitos de UTI e 20 novos leitos enfermarias para ampliar a assistência aos pacientes. Porto Franco se torna assim cidade polo no combate à Covid-19. Apta, portanto, a atender seus munícipes e também, os dos municípios vizinhos.  

Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito Deoclides Macedo entregou o Centro de Referência COVID-19, anexo ao Hospital e Maternidade Aderson Marinho, em  cerimônia que contou com a presença do vice-governador Carlos Brandão, secretários de estado, vereadores, profissionais de saúde, além de outras autoridades. 

Porto Franco, que já é polo de saúde na região, agora conta com reforço estrutural de 30 leitos, sendo 10 de UTI e 20 de enfermarias e também com reforço profissional, uma vez que houve a contratação de 150 novos profissionais. 

Além disso, a parceria proporcionou a instalação de equipamentos de alta complexidade, que possibilitarão um atendimento de maior qualidade para a região sul do estado, desafogando outros polos de saúde, como a cidade de Imperatriz. Toda a garantia da qualidade do serviço oferecido, deverá ser acompanhada pela EMSERH, que também é parceira da iniciativa. 

O prefeito Deoclides Macedo falou sobre o ganho para a população portofranquina e os munícipes da região. “É com muita responsabilidade que nós estamos fazendo essa parceria com o Governo do Estado, com a Secretaria do Estado de Saúde e com a EMSEH para funcionamento dos leitos de UTI. O hospital atende vários municípios e com esse serviço, principalmente nesse momento difícil, venceremos a Covid-19, para retomarmos as atividades econômicas, sociais, com geração empregos”. 

Deoclides ressaltou, ainda, que o Maranhão tem dado exemplo com a mais baixa taxa de mortalidade entre os estados do Brasil com o tratamento da Covid. Isso mostra que o governador Flávio Dino está no caminho certo. “Aqui em Porto Franco temos diversas ações como o CTA e agora contamos com o Centro de Referência COVID-19. Seguiremos o plano de vacinação e outras ações. O nosso município, como polo de saúde, se enquadra dentro desses critérios e soma com o Governo do Maranhão, no combate à doença”, disse.

O vice-governador Carlos Brandão, destacou a importância da obra. “Porto Franco foi contemplada com uma ala voltada apenas para o combate à Covid-19. Já tem essa aptidão, é um polo de saúde e, por isso, decidimos colocar um Centro para o tratamento dos pacientes no município, para atender a toda região, um avanço que estamos fazendo na saúde pública do Maranhão”. 

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Carlos Grande, que é o responsável por fazer o gerenciamento interno da ALA COVID explicou como se dará o processo. 

“Tudo o que diz respeito à gestão dos equipamentos será responsabilidade da EMEH, pois já cuidamos em outros municípios maranhenses. O nosso compromisso é o de sempre: entregar um serviço de assistência à saúde,  com qualidade e eficiência, para que todo paciente que necessite dos serviços, tenha certeza de que o Estado depositou todas as forças para conseguimos o maior número de altas possíveis, pois os leitos irão salvar muitas vidas”.
 
A secretária Valéria Macedo destacou mais essa ação de combate ao coronavírus. “Hoje demos um passo importante, a realização de um sonho. Há muito tempo existia essa necessidade de termos leitos de UTI no polo de saúde de Porto Franco, que atende sete municípios. Atendemos aqui a maternidade, as urgências e emergências e algumas especialidades médicas, mas a chegada da UTI e das enfermarias trouxeram esperança e melhores condições de atendimento à população”, disse.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »