MENU

04/05/2021 às 20h57min - Atualizada em 04/05/2021 às 20h57min

Atletas do Cenapa recebem doação de rodas profissionais

Atletas cadeirantes do Cenapa receberam equipamentos novos

Aline Caroline
Foto: Divulgação
O Centro de Assistência Profissionalizante do Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz – Cenapa, recebeu na última quinta-feira (29), 12 pares de rodas profissionais aos atletas da equipe de basquetebol em cadeiras de rodas, d. A entrega efetuada pela Equatorial Energia ocorreu na quadra poliesportiva da Escola Nascimento de Morais.  

O time vem se preparando para competir na 4ª Copa Interestadual de Basquete em Cadeiras de Rodas Circuito Imperatrizense 2021, promovida pelo Instituto Legal de Cultura. O evento engloba os estados do Maranhão, Pará e Piauí, e será realizado ainda este ano com patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Maranhão.  

A Copa Interestadual de Basquetebol em Cadeiras de Rodas oferece oportunidade de acessibilidade, saúde e qualidade de vida, uma importante alternativa para difundir e transformar a cultura da prática esportiva como meio de socialização e inclusão. É uma ferramenta relevante para prática de cidadania e de intercâmbio sócio/cultural para os maranhenses e Estados vizinhos.  

Para a técnica do time, Valéria Andrade, é de extrema importância receber o apoio das empresas, pois além de ajudar na compra dos equipamentos, incentivam a prática do esporte. “Somos uma entidade sem fins lucrativos e esse material que a gente vem recebendo, nós não conseguiríamos adquirir sem apoio. A Equatorial já doou as cadeiras, as tabelas e agora as rodas profissionais. Então ações como essa ajudam muito no nosso dia-a-dia e nos nossos treinamentos”.
   
O presidente do Cenapa e atleta do time, João Batista, é um dos fundadores da equipe. Há 19 anos, depois de sofrer um acidente de trânsito, passou a enxergar a vida sob uma nova ótica. Sobre duas rodas, encontrou no basquete, uma grande paixão. “Através do basquete eu vi o quanto o esporte é importante. Minha vida mudou depois que eu conheci o time, a partir dali eu vi que minha vida poderia continuar”.  

Mesmo vivenciando um momento desafiador em consequência da pandemia da Covid-19, a equipe tem conseguido superar as mudanças, e aos poucos retornam para suas atividades.  As expectativas para o início da Copa Interestadual são altas, a previsão é que os jogos iniciem em junho. “A nossa expectativa é a melhor possível, por enquanto devido à pandemia os nossos treinamentos estão sendo em casa. Via web fazemos algumas atividades para sair um pouco do comodismo, e assim se preparar para quando voltarmos aos treinamentos”, conta o atleta.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »