MENU

03/05/2021 às 22h16min - Atualizada em 03/05/2021 às 22h16min

Comitê gestor da Crise e enfrentamento da pandemia atualiza restrições contra a Covid-19 em Cariri do Tocantins

Da Assessoria
A intenção é que as medidas de prevenção contra a Covid-19 atualizadas por meio do decreto municipal sejam válidas por 15 dias - Foto:
  
O Comitê Gestor de Crise e Enfrentamento da Pandemia de Cariri do Tocantins com a participação do prefeito Júnior Marajó e da Secretária Municipal de Saúde, Vanessa Vancetto Nazato promoveu uma reunião virtual na última quinta-feira, 29/04,  sobre a atualização das medidas preventivas contra a disseminação do novo Coronavírus no município.

De início ficou decidido por aprovação de todos os participantes da reunião, a retirada da barreira sanitária e a permanência por tempo indeterminado das grades de bloqueio em volta da praça Pedro Batista e em volta do espaço pertencente à Feira da Agricultura Familiar, como forma de manter o impedimento de aglomeração nos dois locais.

De acordo com Vanessa Vancetto Nazato, serão elaborados novos serviços e ações com o intuito de promover a divulgação e conscientização de toda a comunidade caririense sobre as necessidades de cumprir com os protocolos de combate contra a pandemia, como o uso de máscaras, distanciamento social, evitar aglomerações, dentre outros.

Dentre as propostas debatidas, os participantes argumentaram sobre a possibilidade de reforçar a fiscalização tanto da população em geral como também de trabalhadores, mediante a atuação do Programa Saúde do Trabalhador e da equipe de vigilância sanitária, como colaboradores no controle e supervisão em ambientes de trabalho.

A situação interna dos órgãos municipais também esteve em pauta na reunião com ênfase no planejamento de medidas que auxiliem a evitar a contaminação do novo Coronavírus dentro do ambiente de trabalho, mediante a implantação de um protocolo de controle contra a pandemia elaborado em conformidade com as particularidades de cada secretaria ou setor.

Ficou decidida ainda que a lotação máxima exigida para cada grupo de praticantes do ciclismo será de 7 pessoas, e o número de frequentadores do parque de vaquejadas, bem como de quadras esportivas particulares deverá ser controlado; além de permanecer em inatividade o estádio e todas as quadras de esporte pertencentes ao poder público municipal.

A intenção é que as medidas de prevenção contra a Covid-19 atualizadas por meio do decreto municipal sejam válidas por 15 dias, podendo ser estendidas por mais um período determinado de tempo, caso os resultados esperados sejam positivos; do contrário, o Comitê Gestor de Crise e Enfrentamento da Pandemia se reunirá novamente para decidir sobre novas atualizações.

Segundo o prefeito Júnior Marajó, o poder público municipal tem realizado diversas ações e serviços que geraram bons resultados, contribuindo para a redução dos casos positivos de Covid-19 em Cariri, mas comentou que se as atuais medidas não surtirem o efeito esperado, haverá grandes chances de o município voltar com medidas mais rígidas.

“Decidimos flexibilizar um pouco as medidas restritivas adotadas, mas é necessário reforçar que em caso de aumentos das ocorrências da Covid-19 em nosso município, seremos obrigados a retornar com a barreira sanitária, pois até o momento vimos que a mesma foi uma boa alternativa no combate da pandemia em Cariri”; disse.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »