MENU

23/04/2021 às 21h00min - Atualizada em 23/04/2021 às 21h00min

Maranhão fortalece diálogo com Embaixada Chinesa para aquisição de vacinas

SECAP
Secretário Carlos Lula reforça que a vacina poderá controlar a pandemia de forma mais efetiva - Foto: Ruy Barros
Em reunião realizada por videoconferência nesta sexta-feira (23), o Governo do Maranhão dialogou com a Embaixada da China sobre a possibilidade da aquisição de vacinas contra a Covid-19. O encontro on-line contou com a participação do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; e do ministro-conselheiro chinês, Qu Yuhui.

“Para vencermos a batalha contra o coronavírus precisamos vacinar, não há outro caminho. Por entendermos que a China é uma forte parceira do governo maranhense, desejamos avançar cada vez mais nas negociações para a aquisição de vacinas e no alcance da imunização, impactando na redução de internações e na retomada da economia”, disse o vice-governador Carlos Brandão.

Atualmente, o Maranhão é o estado com menor letalidade decorrente de complicações causadas pelo coronavírus, sendo duas vezes menor em comparação ao cenário nacional. Além do diálogo com a China, a gestão do governador Flávio Dino recentemente fechou contrato para a aquisição da vacina russa Sputnik V, por intermédio do Consórcio Nordeste, também com o objetivo de acelerar o processo de imunização no estado.

O secretário Carlos Lula reforça que a vacina poderá controlar a pandemia de forma mais efetiva. “Somos admiradores de como a China fez e tem feito o enfrentamento à pandemia. Contudo, dada a situação do Brasil, acreditamos que somente com a vacinação em massa da população controlaremos a doença, principalmente no tocante à diminuição de internações graves e óbitos”, pontuou.

O ministro-conselheiro chinês, Qu Yuhui, pontuou que o Maranhão é um dos estados mais privilegiados por ter cultivado parceria com a China. “Nós valorizamos muito isso, e, certamente, faremos o possível para ajudar o estado neste momento difícil. Acredito que tanto a província de Hubei como a cidade de Wuhan também estão dispostas a prestar auxílio ao estado do Maranhão, e à cidade de São Luís, no que for possível”, afirmou.

O relacionamento com a China tem rendido bons resultados desde o início da gestão de Flávio Dino. Entre missões empresariais, acordos mercadológicos e doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o enfrentamento da pandemia em unidades referência do estado. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »