MENU

23/04/2021 às 21h00min - Atualizada em 23/04/2021 às 21h00min

Academia Imperatrizense de Letras prepara primeiro Salimp on line

Evento 100% virtual terá o escritor Sálvio Dino como patrono

Da Assessoria
Raimundo Trajano Neto, reeleito presidente da AIL - Foto: Divulgação
Entre os dias três e cinco de junho de 2021, a Academia Imperatrizense de Letras (AIL) vai realizar o Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), considerado o maior evento literário do Maranhão. Por causa da pandemia do coronavírus, o acontecimento literário mais esperado do ano será no formato virtual.

O Salimp on line 2021 terá como patrono o acadêmico Sálvio Dino, fundador da Cadeira 02 da AIL. Dino morreu ano passado por complicações decorrentes da Covid-19.

Presidente da comissão organizadora do evento, a acadêmica Edna Ventura informa que, assim como fora no presencial, a programação proposta será diversificada. “Teremos lives,, apresentações, palestras, oficinas, lançamentos de livros e muitas outras atrações”.

Diz ainda a acadêmica que todas as atrações do Salimp on line estão sendo previamente gravadas e que no período do evento serão disponibilizadas  nas principais redes sociais (facebook, instagran, youtube, whatsApp) para o acompanhamento dos internautas.  

Grande parte das gravações do Salão do Livro tem sido feita na própria Academia Imperatrizense, com todos os protocolos de segurança contra o coronavírus. Apenas as atrações musicais, dirigidas pelo acadêmico Zeca Tocantins, estão sendo gravadas no Teatro Ferreira Gullar. 

O Salão do Livro de Imperatriz 2021, cujo tema é a literatura em todas as plataformas,   tem o patrocínio da Lei Federal de auxílio emergencial Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI).

30 ANOS DE ACADEMIA

Além de ser o patrono da primeira edição on line do Salão do Livro de Imperatriz, o escritor Sálvio Dino recebe outra homenagem da Academia Imperatrizense de Letras. A sede daquele sodalício, recentemente reformada pelo Governo do Estado, passa a se chamar Paço da Cultura Sálvio Dino.

 “O Sálvio era um acadêmico muito participativo. Um escritor fecundo que tinha como maior característica o amor pela academia e pelo sertão maranhense. Sua obra é de grande valor histórico. A escolha dele como patrono foi uma unanimidade”, destacou o presidente da AIL Raimundo Trajano Neto, reeleito, na última quinta-feira, 22, para mais um mandato.  

A inauguração oficial do paço será na próxima terça-feira, 27, juntamente com a solenidade de posse da nova diretoria da AIL (2021-2023), e dos dois novos membros eleitos para as cadeiras 02 e 17, declaradas vagas com as mortes, respectivas dos acadêmicos Sálvio Divo e Magno Urbano. Na oportunidade também serão empossados três novos membros correspondentes.

Conforme o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, a solenidade será parte presencial, e outra  on line.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »