MENU

23/04/2021 às 15h00min - Atualizada em 24/04/2021 às 08h00min

Como transformaremos Marte em um planeta habitável

Alguns cientistas dizem que é inviável ou impossível, mas...

Casa de Criatividade

 
Colonizar outros planetas é um sonho dos homens que se manifesta na nossa arte e no nosso imaginário desde a antiguidade. O planeta mais próximo da Terra, Marte, não tem as condições necessárias para abrigar o homem nessa jornada. Mas isso pode mudar.

Alguns cientistas dizem que é inviável ou impossível, mas muitos já estabeleceram métodos e formas para alterar a superfície do planeta vermelho e deixá-lo pronto para ser a extensão da nossa civilização, ou nossa nova morada. Para isso será preciso fazer algumas mudanças drásticas na superfície do planeta. Vejamos como isso seria possível.

Liberação da água

Embora Marte tenha a aparência de um imenso deserto, ele possui muita água. Foi isso que as explorações e estudos feitos até agora mostraram. Nos polos do planeta há uma enorme quantidade de água, que poderia ser liberada para dar uma maior chance de manutenção da vida lá.


Unsplash

Isso é possível, mas está bem distante de ser simples. Seria necessário muito tempo (até milênios) para fazer isso seguindo a maioria dos métodos convencionais. Mas, há uma possibilidade radical que poderia encurtar drasticamente este tempo: lançarmos várias bombas atômicas! Assim seria possível iniciar o processo para a criação de uma atmosfera semelhante à da Terra.

Criação da atmosfera

O próximo passo seria a criação de uma atmosfera habitável por nós, sem a necessidade de vida confinada. Afinal, seria bastante aflitivo viver em um planeta em que, sem a proteção de ambientes herméticos, o sangue do nosso corpo ferveria em segundos.

Para criar um equilíbrio entre os gases que comporiam então a atmosfera de Marte, para que ela se tornasse semelhante à nossa, a forma mais aceita envolve a utilização de bactérias, que seriam lançadas lá e consumiram elementos presentes no solo excretando nitrogênio.

Este passo é fundamental para termos uma vida normal. Se ficássemos confinados em pequenos módulos de sobrevivência não teríamos nem como usar a internet para passar o tempo no NetBet. O que é uma pena, porque ficaríamos sem hotéis, praias e cassinos, e não poderíamos contar com o br.netbet.com para termos uma diversão de qualidade.

Criação de um campo magnético

Este seria o maior desafio de todos para a realização do nosso sonho de colonização do planeta vermelho. A Terra possui, naturalmente, um campo magnético que nos protege de radiações solares. Ele é gerado graças à composição química da terra e das circunstâncias do surgimento do nosso planeta.


Unsplash

Para reproduzir este campo em Marte, uma das opções que vêm sendo estudadas pelos cientistas é a de lançar diversos satélites, que fossem construídos de forma que pudessem irradiar o magnetismo necessário para emular um campo magnético semelhante àquele presente na Terra.

Ninguém duvida de que o melhor lugar para vivermos é o nosso amado planeta natal. Mas, é preciso que estejamos preparados para cataclismas de toda a natureza, e que tenhamos um plano B caso a vida aqui se torne insustentável. O que você acha? Será que poderíamos cuidar melhor daqui para não termos que pensar nisso?

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...