MENU

20/04/2021 às 20h00min - Atualizada em 20/04/2021 às 20h00min

Conselho Universitário da UEMASUL aprova cinco novos cursos de pós-graduação

Secap
UEMASUL terá novos cursos de pós-graduação - Foto: Divulgação
  
As conselheiras e os conselheiros do Conselho Universitário da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em reunião realizada na última quinta-feira (15), por meio de videoconferência, deliberaram e aprovaram nove resoluções, entre as quais cinco de criação de cursos de pós-graduações lato sensu e seus respectivos projetos, nos formatos autossustentado e gratuito.

No formato autossustentado foram aprovados os cursos de especialização em Recuperação de Áreas Degradadas, Produção Animal, Docência em Saúde e o de Gestão de Clínicas e Consultórios. O de Ciências Ambientais é gratuito. 

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Maria da Guia Taveiro Silva, a aprovação dos novos cursos lato sensu é de extrema importância para a região. “Além da UEMASUL estar cumprindo com sua missão de desenvolvimento regional, ela está se preparando para a pós-graduação stricto sensu. Esses cursos, com certeza, serão a base para a criação de cursos de mestrado. Serão mais de 300 pessoas aptas para atuarem na comunidade com mais competência e mais habilidade nas suas áreas”, destacou.

As aprovações, por unanimidade, das resoluções que criam as especializações, fortalecem ainda mais as competências dos profissionais de Imperatriz e de toda a região Tocantina. 

A reitora Elizabeth Nunes Fernandes parabenizou a todos os professores e professoras dos centros de ensino responsáveis pela criação dos projetos de especializações. 

“O avanço da pós-graduação da UEMASUL, em nível lato sensu, com aprovação dos cursos de especialização inéditos na região, em diferentes áreas do conhecimento, proporcionam à sociedade a oportunidade da formação continuada de qualidade, envolvendo professores de elevada qualificação. Os produtos da formação dos cursos de lato sensu são base para as futuras propostas de novos cursos de stricto sensu, além de contribuírem no aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais que atuam na região”, explicou a reitora. 

Os cursos de pós-graduação lato sensu estão previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). São criados em consonância com o Plano Nacional de Educação e com as diretrizes estratégicas, da UEMASUL, em atendimento às necessidades locais dos 22 municípios, de abrangência territorial da instituição.

O curso lato sensu é uma modalidade de pós-graduação que proporciona aperfeiçoamento aos profissionais graduados em suas áreas de conhecimento. O objetivo é ganhar competências específicas para facilitar a ascensão na carreira profissional. Hoje, a UEMASUL oferta dois cursos lato sensu: Matemática Aplicada e Física (gratuito); e o de Educação: Didática do Ensino Superior (autossustentado).

Além dos cinco cursos de especialização, o Conselho Universitário aprovou ainda o Projeto Pedagógico do curso de Administração do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL); o Projeto Pedagógico do curso de Letras, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, do (CCHSL); a homologação da Resolução Ad referendum nº 125/2021 – CONSUN/UEMASUL, que aprova o projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (CCHSTL); e a Resolução Ad referendum nº 126/2021, que autoriza o reaproveitamento de vaga para concurso público para ingresso na carreira do magistério superior da UEMASUL.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »