MENU

14/04/2021 às 20h00min - Atualizada em 14/04/2021 às 20h00min

Araguaína realiza drive-thru de vacinação contra influenza nesta quarta-feira, 14

Mulheres grávidas e no pós-parto poderão ser imunizadas no Parque de Exposições das 8 às 17 horas. Campanha segue até 9 de julho e terá três etapas de imunização de acordo com o público-alvo

Ascom Araguaína/Leide Mendes
Crianças de 6 meses a 6 anos de idade, gestantes e puérperas estão nos grupos prioritários da primeira etapa da vacinação - Foto: Marcos Sandes/Ascom
A Influenza ou gripe é uma infecção viral aguda que afeta o aparelho respiratório e é de alta transmissibilidade. Com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo, Araguaína recebeu nesta segunda-feira, dia 12, 6.950 doses da vacina.  Seguindo o calendário da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a imunização será realizada no período de 12 de abril a 9 de julho.

Etapas

A vacinação será realizada em três etapas para evitar aglomerações nas UBS (unidades básicas de saúde). A primeira, atenderá crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A segunda etapa imunizará pessoas com 60 anos ou mais e professores.

A terceira etapa irá vacinar portadores de comorbidades, população privada de liberdades em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento e forças armadas.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, que somam ao todo mais de 58.217 pessoas. As doses recebidas nesta segunda-feira, 12, equivalem a 28% do número de doses necessárias.

Cronograma 

O cronograma da primeira etapa de vacinação contra a influenza em Araguaína iniciará nesta quarta-feira, dia 14, com a vacinação de gestantes e puérperas (pós-parto). Um drive-thru será realizado no Parque de Exposições das 8 às 17 horas para atender essas mulheres. 

Nos dias 15 e 16, seguirá a vacinação para gestantes e puérperas nas seguintes UBS: Araguaína Sul, Avany Galdino da Silva, Bairro de Fátima, Couto Magalhães, Dr. Dantas, Dr. Francisco Barbosa de Brito, JK, José Ronaldo Pereira da Costa, Lago Azul, Manoel Alves (Ponte), Manoel dos Reis Lima, Manoel Maria Dias de Brito, Maria dos Reis Lima, Nova Araguaína, Palmeiras do Norte e Senador Benedito Vicente Ferreira.

Nos dias 19 a 24 de abril, serão vacinados os trabalhadores da saúde de instituições hospitalares, com entrega das vacinas para as unidades de saúde e da linha de frente da covid-19.

De 26 a 30 de abril, os trabalhadores da saúde poderão receber a imunização da influenza nas UBS;

No dia 26, também será realizado um drive-thru para trabalhadores da saúde no Parque de Exposições, das 8 às 17 horas;

Nos dias 3 a 10 de maio, o público-alvo são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos nas UBS e, no dia 8 de maio, sábado, será realizado o Dia D de vacinação, das 8 às 17 horas.

Influenza e covid-19

A campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a covid-19. “É importante que seja priorizada a administração da vacina da covid-19 para pessoas do grupo prioritário. Nessas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, explicou a diretora da Imunização do Município, Samilla Braga.

A diretora informa ainda que todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 nas ações de vacinação contra influenza deverão ser adotadas, como uso de máscara, higienização das mãos e respeito ao distanciamento social.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »