MENU

13/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 13/04/2021 às 00h00min

Imperatriz perde o Professor Frazão

Corpo do estudioso na área da Fitoterapia foi enterrado em Imperatriz

Raimundo Primeiro
Foto: Reprodução Internet
  
Em decorrência de complicações do novocorona vírus (covid-19), faleceu no sábado (10/04), no Hospital Macrorregional de Imperatriz, Antônio Augusto Brandão Frazão, mais conhecido por Professor Frazão, aos 67 anos.

Natural de Santarém, no Pará, ele residia há vários anos em Imperatriz. Estudou o Ensino Médio no Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA). Formou-se em Química pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Concluiu o curso superior em 1970. Gradou-se em São Luís.

Professor do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Frazão era casado com Luísa Goytacaz Frazão (professora), com quem teve quatros filhos – Ana Carolina, Ana Flávia, Ana Paula e Antônio Carlos.

Atuante nos movimentos populares e no meio educacional, o educador deixou um legado na área em que atuava, pesquisando, principalmente, no campo da Fitoterapia. 

O corpo do Professor Frazão foi sepultado na tarde de sábado, no Cemitério Bom Jesus, em Imperatriz, cidade que escolheu para morar, constituir família e consolidar carreira.

UEMASUL emite nota de pesar

“A UEMASUL se solidariza aos familiares e amigos pelo falecimento do professor Antônio Augusto Brandão Frazão, ocorrido hoje, dia 10 de abril de 2021. O Professor do Centro de Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas da UEMASUL era referência na região na pesquisa da ação farmacológica de medicamentos fitoterápicos.

Professor Frazão, como era carinhosamente conhecido, se tornou figura popular em Imperatriz e contribuiu com a formação de diversos profissionais. Comprometido com sua missão de ensinar, o professor marcou gerações dentro e fora de sala de aula. Sua contribuição para a educação e para a valorização dos elementos naturais e regionais estão presentes em amigos, alunos e profissionais que tiveram em suas trajetórias a doação de conhecimento do professor Antônio Augusto Brandão Frazão."

 

Mais uma perda irreparável - Professor Frazão

Na verdade, mais um exemplo de empatia, humildade e elegância!... O professor Frazão encarnava como poucos as virtudes elencadas acima. Para se gostar do professor, pesquisador e cientista Antônio Augusto Frazão, bastava conhecê-lo. Imperatriz perdeu um mestre, um pesquisador apaixonado pelo que fazia; uma figura humana extraordinária. E seus admiradores, como eu, perdemos uma referência que nos estimulava a melhorar.
Que Deus conforte seus familiares e amigos e lhe conceda descanso eterno pleno, HONRADO MESTRE! (Francimar Moreira, empresário)

 

Vá em paz, Professor

A partida do nosso querido amigo, professor Frazão e de tantos outros professores, pesquisadores, cientistas e pessoas que investiram sua vida na busca do conhecimento e ensino nos mostra que a crueldade da pandemia do covid-19, está retirando não só as pessoas, mas também levando conhecimento, tecnologia e sensibilidade para ensinar, um capital caríssimo do qual o Maranhão e o Brasil já são bastante carentes.
Levarão várias gerações para recuperamos o que estamos perdendo.
Vá em paz professor Frazão. Fico com as lembranças da sua vibração na arquibancada do Estádio Municipal Frei Epifânio da Abadia, nos dias de jogos do Imperatriz e de sua paixão pela pesquisa.
Que Deus tenha misericórdia de todos nós. (Waci Freitas, advogado/radialista)

 

Pesquisador

Pesquisando, escrevendo ou sendo orientador de estudantes, o Professor Frazão tem seu nome em trabalhos como “Utilização da tintura hidroalcoólica da casca da laranja-da-terra (Citrus aurantium L.) na redução da hipertensão”; e também “Análise dos princípios ativos da cecropia pachystachya [embaúba] no desenvolvimento de uma tintura de combate à hipertensão”; e ainda “Caracterização fitoquímica do cabelo do milho (Zea mays l.): uma alternativa ao combate minimizador da celulite” e outros. Se fosse obrigado a voltar à Terra sob outra forma, não seria de estranhar que Frazão escolhesse vir como uma de suas amadas plantas... (Edmilson Sanches, jornalista/pesquisador)

 

Que tristeza para mim é fazer essa publicação.

Acabei de receber uma ligação da Luísa, esposa do Professor Frazão, que me informou que perdemos nosso guerreiro.
Amigo de tantos anos, com tamanha contribuição na Educação, na pesquisa, um ser humano incrível!
Que Deus te receba, querido amigo Frazão!
O Pai te chamou e você, da mesma forma que atendia as ligações, disse: Pronto!
Esteja pronto a continuar sua jornada nos braços do Pai! Deus conforte toda a sua família! (Deputado Marco Aurélio)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »