MENU

11/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 11/04/2021 às 00h00min

Os benefícios da zumba

Da Redação
GB Edições
A zumba é uma modalidade de dança que mistura ritmos latinos e promove tonificação muscular principalmente dos membros inferiores – Foto: GB Imagem
  
A busca de métodos de perder peso rápido e prazeroso parece que jamais terá fim, uma vez que ter a silhueta ideal depende principalmente da comida que se ingere e parece que tudo que é gostoso – frituras, doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas – engorda. Daí, o jeito é compensar o estrago na academia. Malhar para se livrar das calorias extras.

E seguindo a linha “malhação”, a zumba ganha cada vez mais adeptos e adeptas.

Mas, afinal, o que é zumba?

A zumba é uma dança criada por um coreógrafo colombiano há mais de 20 anos e mistura vários estilos, a saber, o samba, salsa, merengue e mambo e, por isso, promete mexer com a musculatura do corpo todo e colocar tudo no lugar.

A modalidade promove atividade aeróbica e à primeira vista não tem contraindicação se a pessoa não tiver lesões musculares ou doenças adquiridas. Os entendidos no assunto garantem que também não é preciso condicionamento físico prévio para começar a zumba, basta seguir o ritmo do próprio corpo que, aos poucos, vai se condicionando. Os primeiros resultados devem aparecer em até três meses, mas isso também depende da quantidade de tempo semanal que vai se praticar a dança e das questões orgânicas e físicas, as quais são individuais.

Para entender como funciona o método, a modalidade mistura dança com atividade aeróbica, ajudando assim a eliminar os quilinhos indesejados. Além disso, é diversão e muita animação para os participantes. A aula tem como característica diversos exercícios com diferentes intensidades e alternância de ritmos, marcados pelas batidas latinas.

Os benefícios da Zumba são inúmeros, entre eles está à qualidade de vida em decorrência da redescoberta do prazer em fazer exercícios sendo mesclado com a dança, fortalecimento de ossos e músculos, uma boa saúde e o gasto de aproximadamente 1000 calorias por hora, dependendo da intensidade da aula. Além do emagrecimento, a dança ajuda no aumento dos níveis do metabolismo basal (quantidade calórica que o corpo necessita por dia).

Outra vantagem da zumba é que esta modalidade de exercício não necessita de equipamentos, seus movimentos, apesar de sincronizados, são livres.  Cada aula costumeiramente dura 1 hora e este período pode ser intercalado com exercícios aeróbicos para condicionamento cardiovascular, sendo que cada aula começa com aquecimento necessário para preparar o corpo para os exercícios.

Os especialistas em malhação explicam que o corpo todo é trabalhado na zumba, no entanto os músculos dos membros inferiores é que participam mais ativamente dos exercícios e o resultado é que ficam mais tonificados e durinhos. O sonho dourado de todas e todos.

A zumba só exige do praticante a vontade de ficar em forma, alegria e o gostar de agitação porque as aulas são animadíssimas. Geralmente o ambiente é “enfeitado” com luzes coloridas e o som é altamente contagiante. E mais, o figurino adequado para a prática de zumba são os mesmos que se usa para malhar na academia, enfatizando que o tênis deve ser adequado e bem escolhido, afinal garante o conforto e correto posicionamento dos pés.

E quanto mais colorido, melhor!

Importante: antes de optar por uma academia, respeite as recomendações da Saúde quanto à pandemia do novo coronavírus.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »