MENU

08/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 08/04/2021 às 00h00min

Alunos do Graça Aranha superam 900 pontos em Redação no Enem 2020

Entre os TOP 12, com excelentes notas, João Paulo dos Santos Souza tirou 980

João Cândido
Divulgação
 
A divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na semana passada, demonstrou mais uma vez a força das escolas públicas que, mesmo diante de uma das maiores crises sanitárias da história, tentam se manter firmes na difícil tarefa de formar nossos(as) jovens. Em Imperatriz, o Centro de Ensino Graça Aranha, instituição que faz parte da rede estadual de ensino, está entre os grandes destaques da edição deste ano.

Na escola, nossos estudantes obtiveram, por exemplo, notas acima dos 900 pontos na Redação, o que é motivo de muita alegria para toda comunidade escolar. Entre as notas de destaque, estão a do estudante João Paulo dos Santos Sousa (980 pontos) e, também, a de Maria Larissa Oliveira Silva (960 pontos). A estudante, que obteve um resultado excelente, afirmou em depoimento (leia abaixo) que “Desde sempre os professores foram dedicados e me incentivaram à leitura e a sair da minha zona de conforto, a direção sempre esteve disposta a me escutar e auxiliar, e tudo isso me levou aos meus sonhados 960 pontos na redação do meu primeiro ENEM (sim, eu nunca havia feito ENEM antes!) e me orgulho muito de ter trilhado o meu caminho na melhor escola estadual de Imperatriz que é o Graça Aranha”. 

Por conta da sua proposta pedagógica, efetivada por um quadro de professores empenhados na busca por uma educação de qualidade, dos seus bons índices, como as aprovações no ENEM e nos vestibulares, a escola é considerada uma das melhores da região. 

A equipe do Centro de Ensino Graça Aranha propõe um conjunto de ações onde os estudantes são protagonistas no processo de aprendizagem como o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de grande impacto social, bem como outras práticas que visam sua formação integral. 

Todo esse sucesso tem uma história. A instituição vem oferecendo uma educação de qualidade há mais de quarenta anos. Desde o ano passado, por conta da pandemia da COVID-19, precisou se adequar ao novo cenário e vem viabilizando a realização das aulas por meio das plataformas digitais. Ainda assim, comemora os ganhos, como afirma a professora Teresinha de Jesus Silva Sousa, Gestora Geral da Escola.

Cabe ressaltar – destacou Teresinha - conquistas como as excelentes notas no ENEM aconteceram em um momento totalmente desafiador para a educação, no qual toda a comunidade escolar: professores, alunos e pais, tiveram que se reinventar buscando superar os obstáculos impostos. E fizemos isso com muito esforço, dedicação e amor. O resultado veio. Valeu a pena e essa é uma conquista da família que faz educação.  

Enfim, esses resultados evidenciam o esforço de uma equipe comprometida como também o protagonismo dos estudantes que colocam em prática o aprendizado. Os desafios são muitos, mas as conquistas mostram o valor da escola pública e que é possível construir um mundo melhor por meio da educação.

Depoimento de Larissa, Nota 960 

Comecei a estudar no Graça Aranha no 1° ano em 2018 e desde sempre os professores foram dedicados. Gostaria de citar alguns professores que me ajudaram na minha caminhada, a Cláudia de Português sempre disposta e dedicada me ajudou muito a alcançar meu objetivo; a Ana Regina que também me auxiliou além das disciplinas dela; ao Avalone, Raelma e Nice (in memorian) que sempre me incentivaram a leitura e a sair da minha zona de conforto. Também ao Rafael que me ajudou muito em Matemática e todos os outros com quem tive a oportunidade de conviver. À direção que sempre esteve disposta a me escutar e auxiliar (e olha que eu quase não saia do pé da Terezinha) e tudo isso me levou aos meus sonhados 960 na Redação do meu primeiro Enem (sim, eu nunca havia feito Enem antes). Me orgulho muito de ter trilhado o meu caminho na melhor escola estadual de Imperatriz que é o Graça Aranha.
- Meu muito obrigada a todos vocês.

Depoimento de Eminy Barreto, Nota 940 

Quando eu cheguei em casa depois da prova eu ‘tava’ sem chão. Muito decepcionada porque não tinha conseguido organizar bem o meu tempo e acabei fazendo a redação às pressas. Passei o ano de 2020 todo fazendo redação, uma por semana, e por ter treinado tanto, me decepcionei muito ao não ter conseguido fazer uma redação da forma que eu esperava. Quando saiu o resultado eu nem acreditei, morri de felicidade com aquele 940, que pra mim foi uma surpresa imensa, já que eu não esperava nada. Isso me incentivou muito, e me mostrou que os meus esforços tinham valido a pena. Sou muito grata aos professores do Graça Aranha, em especial à professora Kátia, que me deu aula no segundo ano e me ajudou muito a melhorar minha estrutura de texto e a treinar a redação. O Graça Aranha, com certeza, foi essencial nesse processo. Sou muito grata a todos os que me deram aula! 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »