MENU

07/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 07/04/2021 às 00h00min

Profissionais selecionados pelo Governo começam a reforçar a vacinação nos municípios

Secap/MA
Agência de Notícias Maranhão
Lauzina Silva, técnica de engfermagem - Foto: Divulgação
  
“O seletivo veio em boa hora, pois irá ajudar a acelerar o processo de imunização nos municípios que mais precisam”, foi o que disse Milena Ribeiro, técnica de enfermagem lotada em Formosa da Serra Negra. Ela é uma das 601 pessoas aprovadas no seletivo lançado pelo Governo do Estado para atuarem no fortalecimento e efetivação da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Maranhão, e que nesta terça-feira (6) já iniciaram as suas atividades. 

“Desde o início da pandemia, as nossas principais características têm sido a elaboração e execução de estratégias para combater o coronavírus. Capacitamos profissionais, ampliamos a rede hospitalar de alta complexidade e agora, que iniciamos a imunização no Maranhão, continuaremos a buscar formas de dar apoio aos municípios. O seletivo dos profissionais veio para que consigamos acelerar a vacinação e, assim, ampliar o alcance ao público-alvo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

São digitadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem distribuídos nos municípios abaixo de 50 mil habitantes, de acordo com as funções para as quais foram aprovados. Dos aprovados, 384 são técnicos de enfermagem, 192 digitadores e 25 supervisores. O processo de seleção terá validade de três meses a contar da data de sua publicação conforme art. 5º do Decreto Estadual nº 36.611 de 22 de março de 2021. 

Selecionada para ocupar o cargo de digitador em Fortaleza dos Nogueiras, Lauzina Silva afirmou que todo o estado ganha com a chegada de mais profissionais. “É de suma importância diante do momento tão delicado no qual nos encontramos. Acredito que essa iniciativa do Estado, por meio da nossa presença, soma esforços e contribui com o trabalho realizado pelos municípios”, destacou. 

Para a técnica de enfermagem em Riachão, Welima Costa, é também a chance de crescer profissionalmente. “Além da oportunidade de adquirir mais experiência, a imunização é uma área com a qual me identifico bastante. Por isso, estou muito feliz de ter passado no seletivo e espero poder ajudar da melhor forma, levando esperança e amenizando os impactos da pandemia”, disse.

Lotado no município de Cândido Mendes, o digitador Raimundo Wandson Ribeiro reiterou dizendo que o trabalho conjunto entre as gestões veio para beneficiar o povo maranhense. “O apoio que o estado está dando aos municípios neste momento está sendo muito importante. O trabalho do digitador é importante por dar continuidade ao trabalho realizado pelo vacinador, pois é de nossa responsabilidade o registro das doses aplicadas”, enfatizou. 

Até o momento, 548.665 doses já foram aplicadas em todo o Maranhão e 119.589 pessoas já concluíram o ciclo de imunização, ou seja, receberam a primeira e a segunda dose da vacina. O Maranhão já recebeu mais de um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19, entre a AstraZeneca e CoronaVac.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »