MENU

06/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 06/04/2021 às 00h00min

Barreiras sanitárias na TO-222 surpreendem condutores no final de semana em Araguaína

Ação conjunta da fiscalização municipal com a Polícia Rodoviária Estadual realizou blitzen para orientação e desinfecção dos veículos contra a covid-19

Marcelo Martin
Ascom/PMA
Medida visa reduzir o avanço da Covid-19 e está prevista em decreto - Foto: Ascom/Marcos Sandes
Araguaína (TO) - A Prefeitura de Araguaína iniciou, nesse fim de semana, uma ação de conscientização e desinfecção dos veículos em barreiras sanitárias. Os primeiros pontos das blitzen foram na TO-222, na saída para Filadélfia e, na direção oposta, no Setor Barra da Grota.

Dentre outros objetivos, a fiscalização pretende evitar aglomeração de pessoas em chácaras e cidades vizinhas para diminuir mais contaminação, internações e mortes por Covid-19.

Nesse sábado e domingo, 3 e 4 de abril, a força-tarefa entregou panfletos com medidas de segurança contra a doença e ainda ofereceu nebulização com uma solução de hipoclorito de sódio.

Mesmo sendo opcional a desinfecção dos veículos, muitos motoristas aceitaram descer do carro para receber o serviço. Isso mostra que as pessoas estão empenhadas para evitar a contaminação”, afirmou o diretor do Departamento Municipal de Posturas e Edificações (Demupe), Nicásio Mourão.

O mototaxista Nilson Alves Batista, 43 anos, estava de passagem pela região da Jacuba, para levar a mãe de volta para casa, e foi um dos beneficiados pelo serviço de desinfecção. “Até hoje não peguei a Covid, mas nós já perdemos quatro companheiros de profissão, não é fácil. A gente tem que se cuidar e ajudar tudo a voltar ao normal”, afirmou.

Quem também aprovou a ação foi a empresária Gisele Cirqueira, de 31 anos, que mora em Goiatins e vem para Araguaína aos sábados para ajudar no mercado que é dona. “Só de haver essa blitz já é uma conscientização e acho que deveria ser feito em todas as entradas da cidade”, contou.

Participaram das blitzen a ASTT (Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito), Vigilância Sanitária, Demupe, Defesa Civil e PRE (Polícia Rodoviária Estadual). 

Cumprimento do decreto

A ação segue o Decreto n° 022/21, publicado no Diário Oficial do Município n° 2.275, do último dia 29 de março. O documento suspende bailes, eventos, festas, shows, formaturas, colações de grau, casamentos, confraternizações, aniversários, reuniões, campeonatos de futebol e correlatos. Também proíbe a aglomeração acima de oito pessoas, excluídos os que já coabitam em residências, chácaras ou propriedades privadas, urbanas e rurais.

A multa para quem descumprir a medida é de R$ 500 e ainda poderá responder criminalmente. A receita gerada pelas multas será destinada ao combate à Covid-19.

Caso algum descumprimento seja identificado, a população pode fazer a denúncia pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: (63) 3411 5640, (63) 99949 5394 e (63) 99972 6133.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »