MENU

30/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 30/03/2021 às 00h00min

Novo lote com mais de 158 mil doses chega ao Maranhão e Governo acelera a vacinação

Secap/MA
Agência de Notícias Maranhão
Maranhão recebeu novo lote de vacinas contra a Covid-19 - Foto: Julyane Galvão
O Maranhão reforçou a estratégia de distribuição e acompanhamento da cobertura vacinal contra a Covid-19 no estado. Neste sábado (27), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu 158.700 doses de vacinas, sendo 78.200 doses da CoronaVac e 80.500 da AstraZeneca. 

As doses da nova remessa da AstraZeneca são destinadas à vacinação 37% a população quilombola e 3% para idosos de 65 a 69 anos. Já as doses da CoronaVac à imunização de 2% dos trabalhadores da saúde, 23% para idosos de 65 a 69 anos e 22% para dos idosos entre 70 e 74 anos. Com as novas doses, o Maranhão alcança o quantitativo de 1.004.390 de doses recebidas, sendo 294.750 da AstraZeneca e 709.640 doses da CoronaVac. 

“Na remessa recebida neste sábado, 2% das doses da CoronaVac estão destinadas ao público-alvo profissionais da saúde. É a última remessa de imunizantes para este grupo que deve ser vacinado nos próximos dias”, explicou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, que acompanhou o recebimento das doses do imunizante no estado. 

Com as novas doses do imunizante, o Maranhão intensificará a cobertura vacinal dos profissionais de saúde, conforme estabelecido no Plano Nacional de Imunização. “Hoje, ao recebermos essa remessa, teremos um público muito importante que finalizará a imunização, que são os trabalhadores da saúde, que atuam direta ou indiretamente com os pacientes infectados pelo vírus SARS-CoV-2. Nos próximos dias, esse público deve estar imunizado e, assim, também diminuiremos o contágio desses profissionais tão necessários para o enfrentamento da doença”, reforçou Tayara Pereira. 

As vacinas foram recebidas na Rede de Frio da SES, onde são armazenadas e passam pelo controle de qualidade. Em seguida, a equipe prepara os lotes destinados aos municípios maranhenses e inicia para distribuição os que já atingiram 70% de doses aplicadas, conforme determinação do governador Flávio Dino. 

Até o momento, 51 municípios maranhenses já alcançaram a aplicação de, pelo menos, 70% das doses recebidas. “Durante toda semana as equipes de monitoramento farão a avaliação dos dados de cada município. À medida que eles cumprirem a meta, enviaremos novas doses”, completou.

Prevenção - A SES reforçou o uso da máscara, o distanciamento social e a higiene das mãos para o combate à doença.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...